Qual luz faz bem?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

A luz influência se estamos ou não acordados, concentrados e produtivos e se nos sentimos energizados e saudáveis. Estudos científicos confirmaram o efeito biológico da luz em nosso corpo. A luz ultravioleta, por exemplo, influencia a produção de vitaminas.

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

A luz faz parte do nosso ciclo de sono vigília, e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de estar acordado e desperto. Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Os quartos com cores predominantemente azuis foram considerados os melhores para a qualidade do sono. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor, dormiam em média 7 horas e 52 minutos por noite.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

As cores claras, como branco, bege, nude, cinza claro, areia e tons pastel, garantem uma sensação de amplitude para quartos pequenos, por isso são mais recomendadas. Não que tons fechados precisam ser evitados completamente, mas podem estar em detalhes, como em objetos de decoração e roupas de cama.

A Luz Vermelha estimula a circulação e reparos das fibras de elastina, mantendo a pele mais firme. Além de produzir colágeno diminuindo rugas e sulcos, promovendo também diminuição de poros abertos.

Redução de luz azul emitida pelas telas digitais – a exposição prolongada à luz azul causa fadiga ocular, incluindo olhos secos, dores de cabeça e visão embaçada. Além disso, a luz azul também altera nosso relógio biológico, podendo causar dificuldades para dormir.

Benefícios para os olhos
Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Luz vermelha para dormir
Como esclarece o estudo da NIOSH, a luz vermelha é a que menos impacto exerce sobre o ciclo circadiano. Isso a torna indicada para dormir, afinal, como já mostramos aqui no blog da Maxflex, um sono de qualidade depende de um ciclo circadiano bem regulado.