Qual luz evitar antes de dormir?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A recomendação da pesquisadora é minimizar a exposição à luz azul durante a noite e desligar dispositivos eletrônicos "cerca de duas horas antes da hora de dormir".

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Dê preferência a luz natural. No caso de luz artificial prefira a luz amarela que oferece maior conforto, enquanto a branca é que mais cansa os olhos. Evite o uso do computador no escuro, seu único foco de luz é a tela, fazendo com que a visão periférica seja menor, causando ainda mais desconforto visual.

Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono. É por este motivo que não é recomendável a exposição a luz, como telas de TV e celular, perto da hora de dormir pois pode atrapalhar esse processo.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, dizem que níveis mais altos de ciano no ambiente podem manter as pessoas acordadas, e reduzir o ciano ajuda a dormir. Em experimentos, o impacto foi sentido mesmo que as mudanças na cor não fossem visíveis aos olhos.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma.

Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

As cores amarelas são apropriadas em quartos e salas, trazendo a sensação de aconchego. A temperatura de cor é igual ou inferior a 3.000K. Ambiente iluminado em tom amarelado.

A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse). Por isso, é importante pensar na iluminação de cada ambiente da sua casa ou do seu trabalho.

A diferença entre a luz amarela (quente), branca (fria) e neutra está na temperatura da cor, referida pela quantidade de graus Kelvin. Dessa forma, quanto maior o grau, mais próxima da cor branca ela fica. A luz fria é aquela mais branca, a quente é mais amarelada, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Qual luz você deve utilizar no quarto? A luz amarela é conhecida como luz quente. Seu efeito visual faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. Já as luzes brancas – também chamadas de frias – são indicadas para cômodos como a cozinha e o banheiro.