Qual luz descansa os olhos?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

A luz quente é mais confortável e mais atenuada para nossa visão e, por isso, cria um clima aconchegante e confortável para quem está ali. Contudo, usado de forma inadequada, pode provocar sonolência, por exemplo. Assim, utilizá-la sozinha em um escritório pode ser contraproducente.

3 dicas para não cansar a visão com a luz do celular e computador

  1. Priorize a luz natural. Sempre ajuste a iluminação do ambiente com a luz vinda de uma janela ou varanda, pois ela vai cansar bem menos os seus olhos do que a luz artificial. ...
  2. Estimule a visão periférica. ...
  3. Pare por cinco minutos.

Para aliviar o cansaço, fazer compressas de gelo pode ajudar a melhorar o aspecto físico. Agora, para quem quer saber como melhorar olheiras devido o inchaço ao redor dos olhos, compressa de chá de camomila é uma boa alternativa. Já a massagem facial pode rejuvenescer a área dos olhos.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

Como proteger os olhos da luz azul

  1. Diminua o tempo de utilização de computador e outros eletrônicos. ...
  2. Utilize filtros bloqueadores de luz azul para dispositivos eletrônicos. ...
  3. Uso de óculos bloqueadores de luz azul. ...
  4. Pisque várias vezes.

Quando usar a luz amarela
Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono.

As lâmpadas do tipo halógenas e fluorescentes são ligeiramente mais econômicas quando comparadas às incandescentes. No entanto, a tecnologia de lâmpadas do tipo LED é atualmente a mais indicada para a maioria dos cômodos, inclusive em um espaço de leitura.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Sentimos vontade de dormir à noite porque é no escuro que produzimos a melatonina, o hormônio do sono. É por este motivo que não é recomendável a exposição a luz, como telas de TV e celular, perto da hora de dormir pois pode atrapalhar esse processo.

Farol baixo
Ele deve ser acionado à noite e situações como neblina, estradas, túneis e locais escuros.

Isso por essa luz ser emitida por aparelhos eletrônicos, principalmente por celulares, computadores, tablets, dentre outros. Por isso é importante usar luz azul filtro no dia a dia, seja em aplicativos ou ainda em lentes para óculos que possuem um filtro específico para luz azul.

Que o modo escuro do celular pode ser ideal para quem possui vistas sensíveis, isso é verdade. Com menos brilho, uma tela menos iluminada tende a fazer com que os usuários forcem menos as vistas, o que pode evitar dores de cabeça e outros problemas.

Assim, usar o brilho em 75% pode ser o ideal, já que a porcentagem é suficiente para ter boa navegabilidade. Nesse sentido, opte por usar os 100% de brilho somente em lugares com excesso de claridade ou em horários de pico solar, por exemplo.

Não é apenas o uso demasiado de telas que pode causar o cansaço das vistas. Existem algumas doenças dos olhos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, que podem desencadear o cansaço nos olhos. O avanço da idade, fator desencadeante da presbiopia, também pode contribuir para o surgimento de tal cansaço.

O que causa a aparência de “olhos cansados”? “São três fatores principais: posição das sobrancelhas, excesso de pele ou rugas nas pálpebras ou olheiras profundas. Para cada um deles existem procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que podem contribuir para a melhora na aparência”, explica o cirurgião Paolo Rubez.