Qual luz acalma?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo também libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, quando a serotonina é liberada, nos sentimos mais ativos e dispostos.

Cor de tinta para quarto: 7 opções relaxantes

  1. Branco. Além de transmitir a sensação de limpeza, o branco também traz consigo todo um conceito de paz e tranquilidade. ...
  2. Verde claro. Nem só de branco vivem os ambientes relaxantes. ...
  3. Azul + lilás. ...
  4. Nude. ...
  5. Cinza rosado. ...
  6. Azul marinho. ...
  7. Cinza grafite.

O médico enfatiza que, em tese, nenhum tipo de luz é necessária para o sono. Mas as mais utilizadas, como azul e verde, podem ter efeito relaxante e tranquilizador.

A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

A iluminação ideal é aquela mais suave, delicada e, ao mesmo tempo, com poucos contrastes. Esse tipo de luz vai ajudar tanto no relaxamento da mãe, que vai ficar bastante tempo no quarto, como do bebê. Algumas opções são as fitas LED, perfis e spots, que deixam o quarto lindo e super confortável.

Lâmpadas Verdes:
A luz LED verde foi uma das primeiras a serem utilizadas para visão noturna. Ela ajuda a preservar a visão noturna enquanto permite alguma iluminação. A luz verde não atrai insetos como a luz branca. Caçadores e pescadores preferem a luz verde porque é menos provável de assustar o peixe ou a caça.

A luz vermelha ajuda a energizar as mitocôndrias nas células do corpo, o que subsequentemente acelera a recuperação e o rejuvenescimento dos tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e a estimulação do colágeno. Ela também aumenta notavelmente o fluxo linfático.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

Luz azul. O azul é reconhecido como uma das cores do descanso, introduzindo o conceito de neutralidade nos espaços residenciais. Logo, optar por lâmpadas e fitas de LED azuis é investir em relaxamento e noites bem dormidas.

Luz Violeta: Aumenta a energia intracelular, otimizando o funcionamento das células envolvidas no processo de cura e funcionamento do organismo. Promove aumento da oxigenação local e varredura de gases tóxicos. Tem efeito bactericida, fungicida e de hidratação dos tecidos, além de efeito despigmentante e clareador.

Os tons de azul têm um poder enorme de controlar o estresse e oferecer um escapismo, especialmente nos tons neutros e suaves. O azul pode acalmar sua mente, diminuir sua frequência cardíaca e diminuir sua pressão arterial, reduzindo a ansiedade”.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica.