Qual lugar do Brasil nunca faz frio?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Viagem de inverno: 10 destinos nacionais perfeitos para escapar do frio

  • Porto Seguro, Bahia.
  • Lençóis Maranhenses, Maranhão.
  • Jericoacoara, Ceará
  • Chapada dos Veadeiros, Goiás.
  • Caldas Novas, Goiás.
  • Trancoso, Bahia.
  • Jalapão, Tocantins.
  • Bonito, Mato Grosso do Sul.

Dicas de destinos no Brasil para quem curte o calor mesmo em temporada de frio

  • Itaúnas. A cidade localizada no estado do Espírito Santo, conta com um clima abençoado. ...
  • Jalapão. No estado do Tocantins, um verdadeiro paraíso espera os viajantes. ...
  • Chapada dos Guimarães. ...
  • Brasília. ...
  • Rio de Janeiro.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Natal já recebeu o título de ar mais puro das Américas, após estudo feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a pedido da Nasa (agência espacial dos EUA). A cidade se orgulha também da qualidade de sua água.

Este ano, a cidade de Maringá (PR) foi eleita a melhor entre os cem maiores municípios do Brasil do ranking do IDGM, com ótimas pontuações nos quatro elementos analisados. O estudo conta com Jundiaí em segundo lugar, seguido de São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos. Confira abaixo a lista completa.

A Praia do Cerrado é a maior praia de águas quentes naturais do mundo, localizada em pleno cerrado brasileiro, no estado de Goiás.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Se você gosta de paisagens montanhosas, cachoeiras, grutas e suntuosas cachoeiras nem precisa sair do Brasil para encontrar um destino perfeito. A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, reúne um cenário com estas e outras maravilhas da natureza e dispõe de áreas perfeitas para trilhas a pé ou de bicicleta.

Santa Maria Madalena considerada o terceiro melhor clima do Brasil, de acordo com padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. O Governo do Estado do Rio de Janeiro idealizou a criação de cidades-temáticas com o propósito de promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios do interior do Estado.

Essas pessoas, que dormem em barracas ou apenas enroladas em um cobertor, dependem de doações para amenizar o impacto do frio, que tem registrado temperaturas abaixo da casa dos 10°C, nas madrugadas.

Calçoene, no Amapá, com 7 mil habitantes e com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros é a cidade mais chuvosa do Brasil. Segundo estudo da Embrapa, entre janeiro e junho, são registrados mais de 25 dias de chuva por mês; 3.

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Rondônia é o 6° estado mais seco do Brasil, sendo que o primeiro é Goiás, seguido de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e São Paulo. Em muitos estados brasileiros a umidade relativa do ar está abaixo de 40%, e por isso, os cuidados com a saúde requerem mais atenção.

Itaúnas (ES), Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ) dão praia com poucas chances de chuva – uma semaninha em qualquer um desses vai bem. Em Paraty (RJ), São Sebastião e Ubatuba (SP) ainda pode chover, mas menos que nos meses anteriores.

Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante do clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão ou de frio intenso no inverno e tornar a cidade mais úmida, com temperaturas mínimas que raramente são superiores a 23 °C num período de 24 horas no verão.

Caxias do Sul ficou à frente de 87 municípios brasileiros. Santos ficou em primeiro lugar, seguido do Rio de Janeiro, Maringá e Campinas. Para a elaboração do ranking, foram analisados os municípios com população acima de 250 mil habitantes.

Suíça

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

Na lista dessa pesquisa, o Rio de Janeiro (RJ) foi considerado a cidade com o pior ar, com 64 microgramas de poluentes por metro cúbico; seguido de Cubatão (SP), com 48 microgramas de poluentes por metro cúbico.

Vem conhecer um pouco mais sobre as capitais mais seguras para morar no Brasil:

  • Curitiba. A capital paranaense atrai pessoas de todos os cantos, que estão em busca de uma vida mais tranquila. ...
  • Vitória. Os capixabas não ficam para atrás. ...
  • São Paulo. ...
  • Florianópolis. ...
  • Campo Grande.

Em 2021, Fortaleza figura como a 11ª capital no ranking, aparecendo antes de João Pessoa (12ª), Teresina (15ª), Salvador (16ª), Recife (17ª), Natal (18ª), São Luís (19ª), Aracaju (20ª) e Maceió (23ª).

A cidade de São Paulo merece destaque, pois, de acordo com levantamento feito pela Macroplan, São Paulo é o estado com a melhor qualidade de vida do país. Sua nota é de 0,846, no índice em questão, e ela tem destaque na maioria das áreas analisadas.

Continuar lendo Onde nunca faz frio?