Qual lotação consegue atingir apenas de aplicar o rotacionado?

Perguntado por: icunha7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Pastejo rotacionado pode aumentar em até 15x lotação das fazendas brasileiras. Ainda um pouco distante da realidade brasileira, mas um número possível – passar da lotação média nacional de 1 unidade animal por hectare para 15 UA/ha.

Nas pastagens utilizadas em sistema de manejo rotacionado, as áreas geralmente são divididas em 6 a 12 piquetes por prorriedade. Neste sistema, há aumento nos investimentos em cercas, porém, a divisão da pastagem e o manejo dos animais em pastoreio rotacionado, podem manter até 1,0 U.A. em cada hectare.

O tamanho do piquete é calculado dividindo-se a área total pelo número de piquetes. No exemplo do capim-tanzânia, os 10 ha devem ser divididos por 33 piquetes. Assim, cada piquete deve ter 0,3 ha, ou 3.000 m2. Neste exemplo, cada vaca utilizará 60 m2 por dia.

300 kg

Para conhecermos a TL em animal/hectare:
Dessa maneira, podemos deduzir que a taxa de lotação máxima é de 3,057 animais de 300 kg por hectare.

No caso de lotação intermitente com dias variáveis de descanso, a frequência de desfolhação será definida pela velocidade de crescimento da planta. Sob lotação contínua, a frequência de pastejo de uma folha, perfilho ou de uma determinada área do piquete é diretamente proporcional a taxa de lotação utilizada.

Em média, o cálculo de pessoas por metro quadrado em lugares onde as pessoas estarão sentadas varia entre uma a duas pessoas por metro quadrado, enquanto para eventos onde as pessoas ficarão em pé, é possível acomodar de 3 a 9 pessoas.

Esta placa de sinalização de lotação máxima M2 orienta quanto ao número máximo admitido no recinto de reunião de público.

Resumo: A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área por eles ocupada. O uso da unidade animal no cálculo da taxa de lotação tem a finalidade de padronizar o efeito das diferentes categorias animais sobre o pasto.

A média de cabeças de gado em áreas de pastagem no Brasil, de acordo com os dados do Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, é de 0,97 UA/ha, ou seja, na média, algo próximo a 1 cabeça de gado por hectare.

A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais – ou unidades animais (1 UA= 450 kg PV) –, dividido pela a área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.

R$ 120.000,00.

TAMANHO DOS PIQUETES
Segundo o zootecnista, como a área é pequena, recomenda-se dois a três mil metros quadrados para cada piquete.

É possível lotações de 7 a 10 vacas por hectare, produzindo 10-13kg de leite por vaca por dia. Isso significa que é perfeitamente possível produzir 90 a 130kg de leite por dia por hectare, ou seja, 32.850kg a 47.450kg de leite por hectare por ano.

A capacidade total dele tem de ser calculada em relação ao número de cabeças pela área. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, recomenda duas cabeças por metro quadrado.