Qual lixa passar antes do verniz?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

O primeiro passo para aplicação de verniz é lixar a peça com lixas 150 e 220.

Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.

Antes de prosseguir para a próxima etapa, remova totalmente as descamações e os outros danos visíveis no revestimento antigo com uma lixa (grão 400 ou 600) ou uma lixadeira orbital. Durante a preparação, umedeça a superfície da lixa para não danificar a pintura original.

Para lixar madeira nova e envernizada, é aconselhável começar com um grão mais grosso para remover qualquer camada de Verniz existente e nivelar a superfície. Recomenda-se iniciar com um grão entre 80 e 100.

Assim como o verniz marítimo, o tingidor pode ser aplicado puro ou diluído em aguarrás, substância que torna o líquido menos espesso e facilita a aplicação.

Lixe toda a superfície da madeira
Lixe toda a superfície da peça com uma lixa grossa, número 80. Caso seja necessário, use uma lixa média, número 100 ou 120. Para o acabamento, use uma lixa fina, número 120. A peça deve ser lixada no sentido da fibra para não arranhar e nem deformar a superfície.

Aplique uma fina camada de verniz com pinceladas rápidas no sentido horizontal ao longo de toda a superfície; Deixe secar. A secagem leva cerca de 8 horas; No final, caso perceba ainda sinais de farpas, lixe outra vez com a lixa 220, aplique outra demão e aguarde secar.

Por conferir um visual bem bonito e contar com uma aplicação mais simples, o verniz para madeira é uma excelente escolha para renovar diversos itens! Embora seja frequentemente utilizado em superfícies de madeira, o verniz também pode ser aplicado em cerâmicas e até mesmo concreto.

A seladora é um produto que deve ser aplicado na madeira antes do verniz, pois sua função é selar os poros da peça, mas sem criar uma película protetora externa. Essa película vai ser criada pelo verniz.

4) Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento. O tempo de secagem ao toque é de 4 horas e entre demãos, de 8 horas.

Na hora de renovar pisos de madeira, o primer tem uma função primordial. Ele entra na etapa do acabamento preparando a superfície para receber a aplicação do verniz e do óleo.

Aplicação: Aplicar 3 a 4 passadas cruzadas com intervalo de 5 a 10 minutos entre passadas.

2 – Lixe toda a peça usando uma lixa nº 80 (grossa) e depois com uma nº 120 (fina).

Lixas ferro mais finas, em torno de 360, são indicadas para pintura nova e repintura, além de preparar superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas. Essas são úteis para o lixamento entre demãos do acabamento tipo esmalte sintético para um acabamento fino.

Materiais Ferrosos
Tipo de lixa: 150 a 220. Indicada para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário. Serve para remoção de ferrugem e carrepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.

50 e 220

A granulometria padrão para uma lixa de madeira varia entre 50 e 220.

Grão muito fino (150, 180 ou 220): Ideal para processo de semiacabamento. Grão fino (100 ou 120): Ideal para preparar a madeira antes de pintura e envernização. Grão médio (80): Ótimo para lixar superfícies que requerem lixa média a grossa.

O Pincel Atlas de Cerdas Brancas com duas polegadas é o mais indicado para pinturas com verniz, pois as suas cerdas macias contribuem para o fino acabamento que o verniz exige.

Dilua 5 partes de verniz com até 1 parte de Solvente 1030 ou Aguarrás Iquine. Ex.: Adicione 200 ml de solvente ou aguarrás para cada 1 litro de verniz.

Assim como o thinner, a aguarrás é um tipo de solvente amplamente utilizado na pintura porque facilita a diluição, a formulação e a fabricação de tintas, solventes, vernizes e esmaltes.