Qual livro da Bíblia fala sobre relacionamento?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O primeiro casal citado na Bíblia também traz importantes conselhos para os relacionamentos, como importância de marido e mulher estarem sempre próximos um do outro, manterem o diálogo e tomarem grandes decisões em conjunto.

O ensinamento de amar uns aos outros foi um dos mais importantes ensinamentos do ministério do Salvador. O segundo grande mandamento foi “amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Jesus ensinou também: “Amai a vossos inimigos” (Mateus 5:44).

Um namoro cristão deve ser fundamentado e fortalecido pela oração sincera. Deus não toma as decisões no nosso lugar, mas sempre dá sinais do caminho seguro. Esses sinais estão na oração diária, na Palavra de Deus, na vida dos santos, nos ensinamentos da Igreja, entre outros.

PROVÉRBIOS SOBRE O RELACIONAMENTO COM OUTRAS PESSOAS
Nos relacionamentos precisa haver lugar para o perdão e a generosidade. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição” (Pv 13.20). Há um adágio popular que diz que “quem se ajunta com porco, farelo come”.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Disseram-lhe eles: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Resumidamente, em diversas igrejas cristãs, os jovens que se interessam um pelo outro, passam um período orando para saberem se a relação vai dar certo ou não, isso antes de qualquer relação afetiva consumada, seja a mais simples. Mas em que momento, nesse período de oração, chega a resposta de Deus?

Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

O amor é paciente, é bondoso, não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniqüidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. O amor não acabará nunca.

O casamento é um compromisso
Deus considera o casamento um acordo entre marido e mulher, bem como um compromisso entre o casal e Ele. Ele espera que nos dediquemos ao relacionamento e reconheçamos nossas responsabilidades, nossos deveres e nossa lealdade ao cônjuge e a Deus.

Conhecer melhor a rotina do parceiro
Nem sempre conviver com outra pessoa é uma tarefa simples. Nesse ponto, morar junto antes de casar pode ser uma ótima ideia, já que antes de assumir um compromisso mais sério perante a família e os amigos, você já saberá se há cumplicidade, parceria e tolerância de ambas as partes.

Colossenses 3: 19. “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” Hebreus 13, 4. “Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.”

Deus Pai e Jesus Cristo, peço que abençoe minha relação amorosa (nomes do casal). Derrame teu Espírito neste momento, e eu oro para que fales a mim e através de mim, ao abençoar esse casal. O Senhor uniu esse casal com a tua habilidade divina e permitiu que eles se casassem, tendo um grande plano para o seu futuro.

Em 1 Tessalonicenses 5.17, a Bíblia nos orienta a orarmos sem cessar, e isso é intimidade com Deus.

O Salmo 111 é o mais famoso quando o assunto é vida amorosa. Está relacionado a encontrar o amor verdadeiro, protegido e abençoado por Deus.

Os santos são exortados a evitar a impureza e a andar retamente — Marido e mulher devem amar um ao outro. 1 Sede, pois, aimitadores de Deus, como filhos amados; 2 E aandai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e bsacrifício a Deus, em ccheiro suave.

Salmo 12 - Para viver um amor repleto de compreensão.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou afraco, então sou forte.

5 Os seus pés descem à amorte; os seus passos conduzem ao binferno. 6 Ela não faz plana a vereda da vida, são instáveis os seus caminhos, e ela não o sabe. 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.

4 O galardão da humildade, com o atemor do Senhor, são riquezas, a honra e a vida. 5 Espinhos e laços há no caminho do aperverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles.

19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. 20 Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe; 21 Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.