Qual livro da Bíblia fala de Onésimo?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

epístola a Filemom

A epístola a Filemom é uma carta particular acerca de Onésimo, um escravo que havia roubado a seu senhor, Filemom, e fugido para Roma” (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Filemom provavelmente era um converso grego que residia em Colossos (ver Colossenses 4:9).

Para Filemom, Onésimo era um escravo fujão, e para o apóstolo Paulo, um filho. O apóstolo declara que Onésimo é seu filho, que foi gerado em suas prisões. 11 O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.

Onésimo era um escravo fugitivo que estava na mesma prisão com Paulo. A volta dele para junto de seu senhor, Filêmon, deve ser motivo de alegria e ele precisa ser acolhido como um cristão e não mais como escravo.

A Epístola a Filemom destaca o poder e a igualdade do Evangelho para a salvação de todo aquele que crê, alcançando senhores e escravos. Também enfatiza a ação providencial do Evangelho que transforma aquilo que parecia não ter mais solução em um meio pela qual o pecador se encontra com Deus.

Filêmon: Significa “amante”, “aquele que ama” ou “aquele que tem amor”; “o que beija”. Filêmon é um nome de origem grega.

Paulo escreveu essa epístola “após [uma] visita de Epafras, o evangelista da Igreja em Colossos (Colossenses 1:7–8).

Esse grupo de escravos trabalhava nos serviços religiosos com os sacerdotes e os levitas, e figuravam como pessoas que haviam se afastado dos gentios para abraçar a lei de Deus. A origem deles é obscura, mas se acredita que eram prisioneiros de guerra (Vendrame, 1981).

Foi nessa missão de São Paulo que ele encontrou-se com um fugitivo escravo chamado Onésimo, cujo nome significa, em grego, útil.

Epístolas da Prisão é uma exposição das quatro cartas tradicionalmente associadas ao período em que Paulo esteve preso em Roma, em meados do primeiro século: Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom.

EPÍSTOLA A FILEMOM: Uma carta de reconciliação (A BÍBLIA SEM MISTÉRIO) eBook : SANTOS, SINESIO: Amazon.com.br: Livros.

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

Para o Império Romano como um todo, a população escrava foi estimada em cerca de cinco milhões, representando entre 10- 15% da população total.

Onésimo era escravo de Filemon, mas fugiu, indo para Roma ajudar Paulo e também se converteu a Cristo na convivência com o apóstolo.

Devemos colocar nossa mente nas coisas do nosso Pai Celestial e refletir sobre o que é verdadeiro e honroso, bom e louvável. Que você escolha focar a mente e pensamentos no que é correto e puro, amável e de boa reputação.

Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão.