Qual linha proíbe ultrapassagem?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, a linha amarela contínua divide fluxos opostos de circulação, delimitando o espaço disponível para cada sentido e regulamentando os trechos em que a ultrapassagem e os deslocamentos laterais são proibidos para os dois sentidos, exceto para acesso a imóvel lindeiro ...

Logo, em locais sinalizados com a linha seccionada amarela, a ultrapassagem é permitida. Se você é profissional do trânsito e deseja aprofundar-se no assunto, indicamos Curso de Sinalização de Trânsito Profissional.

Linhas de divisão de fluxos opostos (AMARELA):
Simples seccionada: permite ultrapassagem e deslocamentos laterais. Dupla contínua: não permite ultrapassagens e deslocamentos laterais. Dupla parte contínua e parte seccionada: só permite ultrapassagem no sentido da faixa seccionada.

Sim, você pode ultrapassar em faixa amarela desde que ela seja seccionada, isto é, pontilhada. Caso a faixa amarela seja contínua, a ultrapassagem é proibida. A cor amarela é utilizada para regular fluxos de sentidos opostos e delimitar espaços onde o estacionamento é proibido.

Então, a resposta da nossa pergunta inicial é NÃO. Se você iniciar a ultrapassagem na faixa pontilhada e terminar na faixa contínua saiba que, além de colocar sua vida em risco, perderá 7 pontos na CNH e terá que pagar uma multa de quase R$ 1.500,00.

Linha Dupla Contínua/Tracejada – Amarela: faixas de trânsito que separam vias de direção contrária. A diferença é que para os motoristas que conduzem na faixa contínua a ultrapassagem é proibida, enquanto para os que circulam na tracejada é permitido ultrapassar.

Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. As linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço. Faixa continua: Indica que é proibida a ultrapassagem.

Se, em vez de duas faixas amarelas contínuas, houver apenas uma (simples contínua), o significado é o mesmo: ninguém deve ultrapassar. Por outro lado, se a faixa é seccionada, também chamada de tracejada (pode ser simples ou dupla), é permitido ultrapassar.

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – FAIXA BRANCA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida.

O que é uma faixa contínua? A faixa contínua faz parte do conjunto de sinalização horizontal do trânsito. São aplicadas sobre o pavimento com tinta refletiva, normalmente nas cores amarela e branca. Como qualquer outra forma de sinalização, elas possuem sempre a intenção de orientar, informar ou advertir o motorista.

É proibido ultrapassar em vias de mão dupla e pista única (em duas situações): Nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade. Nas passagens de nível, pontes, viadutos e travessias de pedestres.

A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...

A linha contínua amarela determina a proibição de ultrapassagem.

O fato de no local haver dupla faixa contínua amarela não impede a manobra de conversão à esquerda, desde que realizada de forma segura e precedida de sinalização, como na hipótese dos autos. O Código de Trânsito Brasileira indica apenas a proibição de ultrapassagem quando a marcação do solo for contínua amarela.

* Linha amarela tracejada de um lado e contínua do outro: esse tipo de sinalização indica que a via possui fluxo de sentidos opostos, ou mão dupla. Nela só é permitida a ultrapassagem para quem está na linha tracejada. Quem está na faixa com linha contínua deve permanecer nela.

Para recorrer da multa por ultrapassar em faixa contínua, alguns requisitos devem ser observados no auto de infração, como o preenchimento, o local, sinalização, campo observações, entre outras. É interessante usar o Google Maps, caso você não consiga se deslocar novamente até o local da suposta infração.

A faixa junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar no local. Essa faixa é um reforço para a placa de regulamentação ou outro fator proibitivo, como esquinas ou guia rebaixada.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

O cruzamento em “T” é aquele formado pelo encontro de uma via com o final de uma transversal, de forma que a pessoa que segue por essa transversal necessariamente fará a conversão, à direita ou esquerda, adentrando àquela.

O que é uma faixa contínua
Existe a faixa contínua simples, dupla e dupla contínua com parte seccionada. Tanto a faixa contínua dupla quanto a simples indicam que a ultrapassagem é proibida. Já a dupla contínua com parte seccionada indica que a ultrapassagem é permitida apenas no lado seccionado.

Portanto, caros leitores, posso estacionar perfeitamente na “faixa amarela”, desde que não sejam os casos previstos no artigo 181 do Diploma de Trânsito, pois, via de regra, é necessário uma placa proibitiva no local.