Qual ler primeiro Ilíada ou Odisseia?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Contudo, se você procura ler respeitando a cronologia da mitologia à qual pertencem essas duas histórias clássicas, comece pela Ilíada, história que aconteceu antes dos eventos cantados na Odisseia.

Obra vastíssima em cultura, mitologia, experiência humana e relatos bélicos, além de ponto de discussão de valores éticos e morais, A Ilíada foi um dos primeiros alicerces para a construção da mentalidade do homem moderno ocidental, ao lado da filosofia grega e da tradição religiosa judaico-cristã.

A tradução talvez mais fácil de encontrar é a de Carlos Alberto Nunes, da década de 1960, disponível por várias editoras (Nova Fronteira, Hedra, etc), mas que eu considero antiquada e difícil de ler.

Se você já tem um repertório clássico construído, um bom primeiro passo para a leitura é começar por uma edição/tradução que não parta diretamente dos versos homéricos na forma original.

No século VIII a.C., Homero escreveu a Ilíada, apontada como o livro inicial da literatura ocidental, onde versava sobre a Guerra de Troia. O segundo livro, Odisseia, dava conta do que aconteceu depois da batalha, quando Ulisses tentava regressar.

IV. Como lemos na Ilíada de Homero, o trecho é integralmente ficcional, o que significa que como fonte histórica ela não detém aplicabilidade. Está correto apenas o que se afirma em: AlternativasAlternativa 1: II.

A Ilíada é um poema épico que narra determinados eventos ocorridos com o herói Aquiles e em torno dele durante a Guerra de Troia. Basicamente, o tema central da história é a ira desordenada de Aquiles e as consequências de sua cólera, inclusive para ele próprio.

Homero

Poemas de Homero: Ilíada e Odisseia
A Guerra de Troia é narrada por Homero na “Ilíada”. Vimos que as duas obras atribuídas a Homero são os poemas épicos Ilíada e Odisseia.

A Ilíada, obra atribuída a Homero, conta a história da Guerra de Troia, que teve como figuras importantes os apaixonados Páris e Helena e o guerreiro Aquiles. A Ilíada é o texto da literatura universal que narra a famosíssima “Guerra de Troia” (Ílion = Troia).

O nome “Ilíada” é derivado de “Ilion”, antigo nome de "Troia". A primeira denominação é uma homenagem a "Ilos" e a segunda a "Tros", seu pai, ambos ancestrais lendários do "rei Príamo".

Aquiles {nome próprio}
Achilles {n.p.}

A Ilíada e a Odisseia foram fundamentais para que se construísse e se solidificasse uma identidade cultural comum aos diferentes povos gregos, pois estas obras eram recitadas nas diferentes Cidades-Estado e eram, salvo pequenas variações, sempre as mesmas.

Homero foi um famoso poeta grego responsável por compilar dois dos mais famosos poemas épicos da Grécia Antiga: Ilíada e Odisseia.

Os poemas épicos gregos “Ilíada” e “Odisseia”, atribuídos a Homero (século 8º a.C.), servem de modelo às sagas que se seguiram e hoje compõem a base da vida civilizada.

Os Poemas: Ilíada e Odisseia
A Ilíada caracteriza-se pelas aventuras guerreiras da conquista de Troia. Já a Odisseia, descreve a viagem de Ulisses em sua volta para Ítaca, após a Guerra de Troia. No século VII a.C., rapsodos de toda a Grécia recitavam trechos dessas obras, que ficaram conhecidas como poemas homéricos.

A épica é um gênero muito antigo, tão antigo quanto à própria literatura ocidental. São deste gênero a Ilíada e a Odisseia - poemas épicos gregos, atribuídos ao lendário rapsodo Homero, que reproduzem a compilação e a fusão da tradição oral e que constituem obras iniciadoras da literatura grega escrita.

Informações do Produto

Número de páginas1560
Edição1
Data de publicação31.10.2021
IdiomaPortuguês
Continuar lendo Como termina a Ilíada?