Qual lenha para defumar salame?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Podemos defumar com madeiras oriundas de praticamente todo tipo de árvore frutífera, como laranjeira, bergamoteira, limoeiro, macieira, pessegueiro, jabuticabeira, goiabeira etc. Uma madeira abundante, de muito fácil obtenção e que produz um resultado muito satisfatório é o eucalipto, seja o tipo branco ou vermelho.

É necessário que haja uma saída de parte da fumaça para que haja um fluxo e o fogo não seja extinto por completo. Pode ser usado em qualquer grill, defumador ou churrasqueira, seja a gás, elétrica ou carvão. O importante é queimar a madeira gradualmente para que dê tempo do aroma e sabor incorporar na carne.

Eucalipto: a madeira de eucalipto é popular para defumar carnes de porco, frango e peixe, produzindo uma fumaça forte e aromática com um sabor mentolado e refrescante.

Dicas: – Quanto mais seca a lenha, melhor a combustão. – A madeira úmida exala mais fumaça, cheiro e, ao ser colocada no fogo, faz barulho como se fosse uma chaleira chiando. – Acácia, pínus e nó de pinho são opções mais baratas para fazer fogo.

Ainda no campo da ecologia, a utilização de madeiras de lei também ganha suporte. Já que lenhas extraídas de árvores como nogueira, bordo, carvalho, amieiro e cedro costumam produzir uma fumaça menos tóxica quando queimadas.

Para poder ser feito em temperatura mais elevada o salame colonial passa por um processo de defumação e depois é pendurado em temperatura ambiente por um período de tempo bem curto, que é de cerca de 7 a 15 dias.

Deve-se evitar de deixar ar dentro das tripas; Amarre as extremidades com um barbante para lacrar os salames. Deixe descansar em um lugar fresco e escuro por 24 hs; Após, deve ser defumado por no mínimo 12 hs em temperatura aproximada de 30º a 35º.

A carne poderá levar de 30 minutos até horas para que você atinja um sabor perceptível de defumado, dependendo do tamanho da peça e modo de cozimento. Já queijos e legumes são mais delicados e poucos minutos de fumaça já são mais do que o suficiente para agregar sabor.

Caso o salame seja defumado, deve passar primeiro pelo processo de defumação, que é feito em um pequeno cubículo onde será feita a fumaça. A defumação exige cuidados especiais, principalmente com o tipo de madeira que será queimada para fazer a fumaça. Costuma-se usar eucalipto em serragem ou lenha.

O processo de defumação se dá pela exposição de produtos à fumaça produzida pela combustão incompleta de determinadas madeiras, tais como o carvalho, a bétula, o mogno e a nogueira, no decorrer do processamento.

Faça o fogo com a lenha e ponha a carne em uma assadeira. Coloque-a no canto oposto do forno ou da churrasqueira, para que a carne asse indiretamente e seja defumada por 2 horas. Essa é a primeira etapa e você verá que a carne estará bem escura, mas não se preocupe, ela não está queimada!

COMO USAR:
- Para Defumação, se possível, procure colocar as Toras de Lenha num espaço de calor mais "ameno" no seu equipamento, para a queima ser mais lenta e o produto render mais; - Nunca umideça a madeira antes do uso.

Evite as lenhas de árvores resinosas como o pinheiro, elas liberam fumaça que tornam a comida amarga", completa.

É uma lenha versátil, muito usada para carnes vermelhas (bovina, cordeiro, porco e carnes de caça). Também pode ser utilizada para defumar vegetais e frutas. Lenha utilizada pelos principais profissionais da defumação.

Tipos de lenha para a lareira: qual a melhor?

  • Lenha macia: ideal para acender a lareira.
  • Lenha dura: mais tempo, mais calor.
  • Lenha ecológica: uma alternativa sustentável.
  • Lenha de árvores coníferas: a menos recomendada.

Cinzas ou madeira de faia
São excelentes para fogões a lenha e lareiras.

Quanto mais seca estiver, melhor será a sua combustão, já quando ela está úmida poderá exalar mais fumaça e cheiro no ambiente, além de liberar mais poluentes e resíduos na sua chaminé.

Geralmente existem dois tipos de lenha: seca e macia. Esses termos não se referem exclusivamente à textura das madeiras. A diferença entre esses dois tipos de madeira baseia-se principalmente em sua estrutura física, densidade e teor de umidade.

Veja abaixo algumas espécies de lenhas muito utilizadas para churrasco e defumação no Brasil e no mundo:

  • Lenha de Macieira. ...
  • Lenha de Laranjeira. ...
  • Lenha de Pessegueiro. ...
  • Carvalho. ...
  • Castanheiras (pecan) ...
  • Lenha de Acácia.

As melhores lenhas são as de freixo, carvalho, ácer e bétula, embora muitos prefiram as coníferas pelo seu característico barulho ao arder, entretanto, as fagulhas podem ser perigosas. Em geral, são preferíveis as madeiras pouco resinosas e com pouco nível de umidade.