Qual leite tem menos potássio?

Perguntado por: aespinosa6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg.

Prefira as frutas pobres em potássio, como: abacaxi, ameixa, banana maçã, laranja lima, maçã, mamão, manga, melancia, morango, pêra e pêssego. Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

Já as ricas no nutriente e que deverão ser removidas da dieta são: abacate, banana, frutas secas, alcachofra, melado, batatas, espinafre, beterraba, chocolate, granola, farelo, leite e manteiga de amendoim.

4º lugar: Banana ouro
Pra fechar com chave de ouro (literalmente): essa é a banana com menos miligramas de potássio - cerca de 355 mg. É a menor de todos os tipos nacionais! Suas características mais marcantes são a polpa doce e perfumada e a coloração amarelo-escuro da casca.

A banana-maçã apresenta quantidade menor de potássio do que as outras variedades da fruta. Por isso, sobrecarrega menos os rins, que têm a função de filtrar o sangue e eliminar as substâncias nocivas ao organismo; e pode ser indicada em dietas para pacientes com doenças renais.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Uma xícara de leite integral tem mais de 350 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de leite desnatado contém mais de 400 mg. (Em geral, quanto menor a gordura no leite, maior o potássio).

Leite desnatado

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.

Incluindo o potássio na alimentação

  • Abacate. Embora apresente alto valor calórico, o abacate é um alimento que também revela em sua composição altos níveis de potássio, superando inclusive as quantidades da banana. ...
  • Banana. ...
  • Batata-doce. ...
  • Folhas de coloração verde escura. ...
  • Iogurte. ...
  • Molho de tomate. ...
  • Peixes.

O albuterol (usado principalmente para tratar asma) pode ser administrado para reduzir os níveis de potássio. Ele é inalado. para remover o excesso de potássio.

O tratamento da hipercalemia é feito com a retirada dos alimentos ricos em potássio da dieta e, nos casos mais graves, também pode ser necessário a administração de medicamentos diretamente na veia, podendo ser necessário internamento até que o quadro melhore.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido. Por outro lado, é fundamental retirar da alimentação abacate, açaí, água de coco, banana-prata, damasco, figo, goiaba, graviola e demais frutas com alto índice de potássio.

#Deve-se evitar o consumo de molhos e temperos prontos. # Embutidos (salsichas, presuntos e salames) e miúdos (por serem fontes de fósforo). # Alimentos industrializados são contra-indicados porque são ricos em sódio e aditivos conservantes à base de potássio. # Frutas secas, como ameixa, uva passa e damasco.

Teor de potássio no solo 90 mg/dm3.

A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo.

403 mg

As folhas verdes escuras costumam ter bastante potássio, e a couve não é diferente: são 403 mg a cada 100 gramas. As folhas de couve também são ricas em cálcio e outros minerais importantes para os músculos.

Deve evitar o consumo de frutas muito ricas em potássio, como banana e kiwi.

E nos resultados obtidos pôde-se observar que existe uma diferença na quantidade do mineral dentre as variedades, sendo o avocado o que mais possui potássio (576,66 mg/100g de fruta). Quantidade média de potássio nas variedades estudadas (mg/100g do fruto): Avocado 576,66.