Qual legume não tem potássio?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Listagem de alimentos ricos e pobres em potássio

Baixo teor de potássio
LEGUMESBaixo teor de potássio se cozidos em água fervente e desprezando a água da fervura Abóbora Abobrinha Acelga Batata Berinjela Beterraba Brócolis Chuchu Couve-flor Couve-manteiga Espinafre Mandioca Mandioquinha Quiabo Vagem
OUTROS ALIMENTOS

Como fazer para retirar o potássio de vegetais? A lixiviação é um processo de imersão ou verduras cruas congeladas em água durante pelo menos duas horas antes de cozinhar para “puxar” algum do potássio para fora dos alimentos e na água.

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos. Em seguida, devem ser colocadas de molho durante cerca de 2 horas e, quando for cozinhar, colocar bastante água, mas sem sal.

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

Ingira comidas com menos de 150 mg por porção.

  1. Procure os seguintes legumes e frutas: frutos, maçãs, pêssegos, peras, abacaxi, ruibarbo, abóbora, pimentas, cebolas, rabanetes, alface, salsa, berinjela, repolho, couve-flor e feijões.
  2. Pães, cereais, carnes magras, massas e arroz também são pobres em potássio.

Hipercalemia moderada a grave
Então, são administradas insulina e glicose, que movem o potássio do sangue para as células e reduzem os níveis de potássio no sangue. O albuterol (usado principalmente para tratar asma) pode ser administrado para reduzir os níveis de potássio.

Verduras e legumes
Ou seja, verduras como alface, agrião, almeirão, cenoura, pepino, pimentão e repolho. Os legumes podem ser abóbora, acelga, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chuchu, espinafre, mandioca, quiabo, vagem entre outros.

O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Incluindo o potássio na alimentação

  • Abacate. Embora apresente alto valor calórico, o abacate é um alimento que também revela em sua composição altos níveis de potássio, superando inclusive as quantidades da banana. ...
  • Banana. ...
  • Batata-doce. ...
  • Folhas de coloração verde escura. ...
  • Iogurte. ...
  • Molho de tomate. ...
  • Peixes.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo.

Melão, kiwi, laranja, maracujá, caju e abacaxi são frutas refrescantes e que possuem nível moderado de potássio. Nesses casos, a indicação é consumir de forma moderada, seguindo recomendação baseada no quadro de cada paciente”, recomenda a especialista.

A caliemia mede a concentração de potássio no plasma. Esta varia normalmente entre 3,6 e 5 mmol/litro. A doença renal e a utilização de determinados medicamentos podem causar um nível de potássio sérico excessivamente alto (acima de 5,0 mmol/litro). Isto é designado por hipercaliemia, uma anomalia eletrolítica comum.

Para quem faz atividades físicas, a nanica traz vantagens. “Ela tem mais carboidratos. Então, fornece bastante energia para a prática esportiva”, justifica a especialista. Sem falar na maior quantidade de potássio, mineral que afasta as cãibras.

Quais são os sintomas da hiperpotassemia? A maior parte dos pacientes com hiperpotassemia não apresenta sintomas, e tal a condição é detectada por exames de sangue de rotina. Quando há sintomas, eles geralmente são inespecíficos, como palpitações cardíacas, náuseas, fadiga muscular, fraqueza e formigamento.

Indicada para pacientes com insuficiência renal, que tem dificuldade em eliminar o excesso de potássio ingerido. Alimentos que devem ser ingeridos: frutas: laranja lima; banana maça; abacaxi; morango; manga; melancia; pêra; maça; acerola; caqui e jabuticada.