Qual legume muito utilizado na culinária indígena?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Verduras e legumes: cubiu, alfavaca, chicória, cariru, mangarataia, entre outros. Raízes: mandioca, macaxeira, ariá, cará roxo.

A base da alimentação dos índios brasileiros são as frutas, raízes, ervas e peixes. Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos.

A alimentação indígena costumava ser baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e carnes de caça. Frutos como o caju e o açaí eram comuns na alimentação de povos de algumas localidades, como o Norte e o Nordeste brasileiros.

Os indígenas denominam de "roça" ao plantio da maniva (mandioca) e de outros tubérculos como a macaxeira, o cará, a batata-doce, o tajá e outros.

Os índios, através de sua forte ligação com a floresta, descobriram nela uma variedade de alimentos, como a mandioca (e suas variações como a farinha, o pirão, a tapioca, o beiju e o mingau), o caju e o guaraná, utilizados até hoje em nossa alimentação.

Uma das comidas típicas do Brasil que está por todo canto, a farofa surgiu com os indígenas, bem antes da colonização portuguesa, e é considerada uma das receitas mais antigas da cozinha brasileira.

A pesquisadora Luiza Garnelo explica que a culinária indígena no Amazonas é composta de carboidratos (mandioca), proteínas (peixes e caça), frutas e pimentas. "A base comum na região é a mandioca.

Plantava-se principalmente milho, feijão, mandioca, cará, batata-doce, abóbora e tabaco. Os homens caçavam, pescavam, construíam tabas, guerreavam e preparavam o solo para a lavoura. A alimentação obtida na caça, na pesca, na coleta e na lavoura era dividida entre todos os membros da comunidade.

Segundo a publicação, os alimentos básicos da culinária guarani são milho, mandioca, amendoim, palmito, batata-doce, feijão, mel, peixe e carne de caça, consumidos frescos, cozidos ou assados na brasa, sem muito tempero.

Alimentação: mandioca, peixe e mariscos
A alimentação dos índios do Brasil se compunha basicamente de farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne. Conheciam-se os temperos e a fermentação de bebidas alcoólicas.

Entre eles, destaca-se a importância da música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e a pintura corporal. A música é utilizada em ocasiões especiais como nos ritos de guerra, nas festas de plantação e colheita e nos ritos de iniciação.

Já era plantada pelos indígenas como parte fundamental da alimentação, sendo levada à Europa e outras colônias por portugueses. Estima-se que a mandioca já era plantada na região amazônica há 4 mil anos, mas tem como primeiro registro à época do Descobrimento através das cartas de Pero Vaz de Caminha.

Nos sistemas tradicionais indígenas da Amazônia, os produtos de maior importância são o milho, a mandioca e a banana, representando as fontes básicas de carboidratos.

O livro mostra como, 500 anos antes da descoberta do Brasil, índios que povoavam as regiões Sul e Sudeste cultivavam alimentos como o milho, a abóbora e diversos tipos de feijão, que se tornariam “o tripé vegetal da cozinha caipira”, escreve o pesquisador.

Os índios têm um jeito próprio de preparar os alimentos, que podem ser cozidos, assados ou defumados (ou moqueados). As frituras não têm muito espaço no cardápio. Para cozinhar, é usado um fogão feito com pedaços de madeira da roça.