Qual LED é mais eficiente?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

As maiores eficiências são encontradas nas lâmpadas LED tubulares, geralmente destinadas à substituição de fluorescentes compactas tubulares. Estes modelos emitem um alto fluxo luminoso. A maior eficiência encontrada foi de 113,7 lm/W. No caso das lâmpadas LED tipo bulbo, a maior eficiência encontrada foi de 81,0 lm/W.

LED. Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista: 80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Com uma média de até 25.000 horas de vida útil, uma lâmpada de LED de 10W ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W ...

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
  4. Confira a capacidade de iluminação. ...
  5. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  6. Cheque a dimerização. ...
  7. Cheque a certificação do Inmetro.

Ao fazer as conexões corretas para testar o seu LED, ele deverá se iluminar. Depois de avaliar a leitura obtida na tela, observe o LED em si. Se a leitura estiver normal, mas a luz estiver fraca, é provável que esse LED seja de baixa qualidade. Se o brilho for intenso, esse LED deve ser de alta eficiência.

Podemos diferenciar entre quatro tipos básicos de LEDs:

  • LED DIP ou Dual In-Line Package.
  • LED SMD ou Surface Mounted Diode.
  • LED COB ou Chip on Board.
  • MicroLED.

Para escolher a melhor lâmpada LED, é preciso analisar a voltagem da sua casa ou estabelecimento. A necessidade se deve pelo fato de que no Brasil não há um padrão único de voltagem – algumas regiões são 127 V e outras 220 V.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

Quanto mais watts ela tiver, mais energia consumirá e, consequentemente, maior será o custo associado a sua utilização. Para calcular esse consumo (medido em watt-hora), multiplique a potência da lâmpada pelo tempo de uso.

Cor não interfere na eficiência energética
Vale destacar que a temperatura de cor não possui nenhuma influência no consumo da lâmpada. O produto não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do seu facho de luminoso, mas sim de acordo com a potência do produto.

Caso seja uma lâmpada de luz de LED amarela, por exemplo, ela será mais econômica e bastante durável, enquanto as incandescentes são as que mais gastam energia.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará.

Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

Qual o melhor painel de LED? O Plafon LED de 25w pode iluminar qualquer ambiente, pois é equivalente a uma lâmpada incandescente de 250w e uma lâmpada fluorescente de 75w. Com isso, além de economizar na conta de luz no final do mês, você também proporciona maior luminosidade e requinte ao ambiente.

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. O primeiro ponto que se deve verificar ao comprar lâmpada de LED é a sua voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Confira a capacidade de iluminação. ...
  4. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  5. Cheque a dimerização. ...
  6. Cheque a certificação do Inmetro.

Na hora da escolha da temperatura, a dica geral é: para ambientes calmos e de descanso, como salas, quartos, escolha lâmpadas quentes; para demais ambientes, como cozinha e banheiros, opte por lâmpadas frias. A potência é importante para se certificar de que o ambiente ficará suficiente iluminado com a lâmpada.

  • Philips 10W. Trata-se de uma lâmpada de construção leve e com um valor de venda bastante interessante: essa lâmpada chega a iluminar melhor do que outras que declaram uma potência maior na embalagem. ...
  • Ourolux 7W. ...
  • Ford 8W. ...
  • NKS 11W. ...
  • Avant 7W.

Portanto, a segunda lâmpada, de maior potência, tem menor resistência.) Portanto a lâmpada de 60 W é a que mais brilhará, pois é a que tem maior resistência.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.