Qual lâmpada substitui o sol?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Vapor metálico (metal halide, ou MH) A lâmpada de vapor metálico imita uma luz muito próxima à luz solar, produzindo uma luz de espectro frios de 2700 a 5500K.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente.

Na maioria dos casos, a luz LED acaba sendo mais utilizada por ter a grande vantagem de emitir muito pouco calor — ou seja, não há risco de queimar as folhas das suas plantas.

Utilizar cores claras, além de dar maior amplitude visual para o ambiente, propicia um maior aproveitamento da luz natural, dispensando a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia. Opte pelos brancos, beges e madeiras claras para pisos, paredes, mobiliário e objetos de decoração.

A multinacional alemã Osram está fabricando a lâmpada Dulux el Sensor, indicado para o uso em áreas externas de residências e comércios. O produto possui um sensor incorporado que detecta automaticamente a incidência de luz natural. Acende ao escurecer e se apaga ao clarear o dia.

O espelho é uma alternativa pois, em vez de absorver, ele reflete a luz. Experimente usar espelhos de diferentes formatos e tamanhos e instalá-los em uma parede oposta a uma janela para refletir o máximo de luz.

Toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar ambientes. Ainda mais, flores e plantas podem ajudar nessa tarefa e ainda ajudar a deixar o local mais claro. Nesse sentido, os nuances frias de verde e azul podem ajudar. Observe tons distintos e teste-os em conjunto, mesmo que as combinações pareçam improváveis.

É possível captar a energia solar de duas formas: por meio de sistemas solares fotovoltaicos (que geram energia para toda a casa ou empresa) ou pela energia solar térmica, que é usada normalmente para o aquecimento de água.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Se as suas plantas não recebem luz direta do sol, você pode simulá-la colocando lâmpadas grolux (Você pode comprar essas lâmpadas em lojas especializadas em iluminação ou aquários). Essas lâmpadas proporcionam o mesmo comprimento de onda que a luz solar, o que permite que as plantas façam a fotossíntese.

Neste sentido, o LED é a melhor tecnologia dentro deste atributo para iluminação para cultivo, abrangendo totalmente o espectro de luz com ênfase nas cores azul e vermelho, que são as principais cores utilizadas pelas plantas.

Conheça 5 plantas que não precisam de sol!

  • Aglaonema. A aglaonema é um ótimo exemplo entre as plantas que não precisam de sol. ...
  • Jiboia. Outra espécie muito popular e que não necessita de luz solar é a planta jiboia. ...
  • Antúrio. ...
  • Zamioculca. ...
  • Areca-bambu.

Existem outras fontes de luz naturais, são a lua, as estrelas, os raios e as auroras boreais, mas esses ficam para a próxima, iremos focar apenas no sol como nossa iluminação.