Qual lâmpada substitui a luz solar?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

lâmpada de vapor metálico

Vapor metálico (metal halide, ou MH) A lâmpada de vapor metálico imita uma luz muito próxima à luz solar, produzindo uma luz de espectro frios de 2700 a 5500K.

A cor para Luzes Artificiais mais indicada é o azul que favorece a fotossíntese, mas deve ser combinada com a vermelha que incentiva a produção de clorofila e estimula o crescimento do caule. A luz branca pode ser usada para imitar a luz do sol, combinando azul, vermelho e verde.

Já vimos que as plantas precisam de luz azul e luz vermelha, dependendo de quanta luz azul e vermelha favorecemos o crescimento da planta assim como a sua floração.

Se as suas plantas não recebem luz direta do sol, você pode simulá-la colocando lâmpadas grolux (Você pode comprar essas lâmpadas em lojas especializadas em iluminação ou aquários). Essas lâmpadas proporcionam o mesmo comprimento de onda que a luz solar, o que permite que as plantas façam a fotossíntese.

1- Cheque a qualidade das lâmpadas
É possível mudar completamente a cara de um cômodo utilizando luzes mais fortes. O LED, por exemplo, é o melhor tipo de lâmpada para clarear ambientes escuros.

As plantas preferem absorver o espectro amarelo, laranja, vermelho, azul e violeta da luz. Não precisam de luz verde e, portanto, reflectem-na. A maioria das plantas verdes prefere a luz azul e vermelha. A luz azul é responsável por tornar o processo fotossintético mais eficiente.

Dicas

  1. Você pode combinar as lâmpadas fluorescentes de luz branca e fria com as de luz branca e quente para obter um espectro de luz mais amplo.
  2. Coloque a mão logo acima da planta e abaixo da luz. Se sentir calor, a planta está perto demais da lâmpada e deve ser movida.

Entre as luminárias mais indicadas para a iluminação de plantas estão os versáteis spots de sobrepor (diretamente no teto ou em trilhos). Para quem prefere algo mais clean, pequenos plafons com lâmpadas mini dicroicas ou R-70, transformam o contraste do claro e do escuro para um local mais convidativo.

Como fazer iluminação de jardim: dicas essenciais
A melhor temperatura de cor para destacar plantas são os tons amarelados, pois eles realçam melhor as cores e criam um efeito mais real. Já a luz branca é recomendada quando a intenção é apenas clarear o local.

Para a iluminação próxima de vegetações, em áreas externas ou internas, a temperatura da cor branca quente (2700K a 3000K) é uma boa pedida – o tom mais amarelado deixa o cômodo mais aconchegante. Outra opção é o branco neutro (até 4000K), temperatura bem próxima à luz natural.

Luz artificial
As luzes artificiais são essenciais, mesmo em um local com boa iluminação. Uma boa dica para escolher a melhor opção é buscar lâmpadas de espectro total. Elas são feitas para simular a luz natural, portanto são mais quentes.

Quando a única iluminação que a planta recebe vem de uma fonte artificial, o indicado é mudá-las de posição ocasionalmente, para que todas as folhas recebam a luz na mesma intensidade. É preciso, ainda, dar um período de descanso para a vegetação, assim como acontece na natureza, com o dia e a noite.

Então, para a fotossíntese acontecer, é preciso basicamente de três coisas: Luz, dióxido de carbono e água. Se o ambiente em que a luz estiver não houver luz natural, a fotossíntese pode ser realizada por meio da luz artificial, independente de seu tipo, desde que ela tenha espectro parecido com o da luz do sol.

Uma boa alternativa para aproveitar melhor a iluminação natural é apostar em espelhos. Além de refletir a luz, as superfícies brilhantes fazem com que o ambiente ganhe um ar moderno e chic. O ideal é instalar seus espelhos em locais estratégicos, como em frente para as janelas.

Toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar ambientes. Ainda mais, flores e plantas podem ajudar nessa tarefa e ainda ajudar a deixar o local mais claro. Nesse sentido, os nuances frias de verde e azul podem ajudar. Observe tons distintos e teste-os em conjunto, mesmo que as combinações pareçam improváveis.

Traga luz natural por meio das cores
Os toques de cores mais vivas podem ajudar a iluminar muitos ambientes. Além disso, flores e plantas podem auxiliar nessa tarefa e contribuir para deixar o local mais claro e harmônico. As cores claras têm mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tons escuros.

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual.