Qual lâmpada pode ficar na chuva?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Resumindo de forma bem didática, todo equipamento Led que não tiver uma certificação de proteção "IP65 e/ou IP66", deve ser usado em áreas internas - protegido da umidade, vapores de água, respingos, chuvas, alagamentos e submersão.

Ela afirma, ainda, que a lâmpada deve estar fria, para evitar queimaduras. De acordo com Mariana Aguirre, personal organizer e designer de interiores responsável pelo inmary.com.br/blog, é bom evitar a água. — Não pode molhar o bocal. Caso isso ocorra, deixe-o secar, antes de religá-lo.

Um jardim, por exemplo, pede uma iluminação mais amarelada, proporcionando um espaço mais acolhedor e relaxante. Já na garagem, um ambiente que exige maior atenção, as lâmpadas brancas são mais eficientes.

Refletores LED de 30W
Já os refletores de 30W também também são muito úteis para iluminar áreas externas de residências, sendo constantemente indicado para atingir uma luminosidade média, com um fluxo de 2.000 lúmens.

Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel. Para espaços mais extensos, como um estacionamento, considere os refletores com potência entre 100 e 200 watts.

De acordo com a nova Lei de Trânsito, o condutor deve manter acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa, à noite e mesmo durante o dia quando estiver passando por túneis e sob chuva, neblina ou cerração.

As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas. Branco frio: Pela maior clareza das superfícies, são indicadas para ambientes em que é necessária maior higiene. Cozinhas e banheiros são as principais opções de cômodos.

"Além de causar vazamentos e gerar mofo e bolor, essas infiltrações podem trazer sérios danos à rede elétrica da edificação", destaca o especialista.

Os pisca-piscas não devem ficar expostos à chuva e ao calor, pois os cabos podem ficar danificados. “Existem modelos de luzes com os fios impermeáveis que garantem melhor funcionamento e segurança”, orienta a arquiteta.

Nesse caso, prefira as de cor branca fria ou morna e escolha uma opção resistente à água e poeira. Ela também pode ser usada nos banheiros e na área externa. Os modelos mangueiras servem para ir dentro da piscina e locais onde pega chuva, como a escada ou rampa na entrada.

Algumas das cores mais utilizadas em fachadas são: branco, cinza, bege, tons terrosos, marrom, azul, amarelo e todas as variações dessas cores. As cores neutras, de qualquer tom são sempre muito sóbrias e modernas. O branco é clássico, ele combina com qualquer outra cor e/ou revestimento assim como os tons de cinza.

Tipos de lâmpadas para ambientes externos
A preferida do momento são as lâmpadas LED, que tem o melhor custo-benefício do mercado. Elas têm preço mais elevado quando comparado aos outros tipos, entretanto, eles consomem pouca energia e tem um ciclo de vida altamente durável.

Escolha aparelhos e acessórios especiais para áreas externas
É o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua residência.

As arandelas são ótimas opções de luminárias para ambientes externos, pois fornece uma luz indireta e suave, além de serem peças que são um toque a mais na decoração dos ambientes, como varandas, quartos, corredores e banheiros. Aqui é importante optar por arandelas mais resistentes à chuva e ao tempo.

O refletor LED 100W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros.

Se você quer saber qual o refletor ideal para jardim, aposte no modelo de refletor LED 50w para iluminar seu quintal ou jardim de médio porte. No entanto, caso sua área externa seja de pequeno porte, por exemplo, entre 3 e 10m², o refletor de 10w é mais adequado.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso e relaxamento, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1300 lumens com apenas 18W de consumo, sendo ideal para locais de até 12m² .

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

Anteriormente, também se previa a utilização, no mínimo, das luzes de posição, sob chuva forte, neblina ou cerração (artigo 40, inciso IV, com infração prevista no artigo 250, inciso II); entretanto, a Lei n. 14.071/20 alterou esta regra, estabelecendo a exigência, nestes casos, da utilização do farol baixo.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo”, diz o Código Brasileiro de Trânsito.