Qual lâmpada não esquenta?

Perguntado por: nveloso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

O grande diferencial do LED é a baixa radiação infravermelha, insignificante na comparação com os outros modelos. É essa característica, portanto, que o faz ser uma lâmpada de baixa carga térmica. Na prática, isso faz com que o feixe de luz emitido na superfície não aqueça, ou seja, não interfere na temperatura.

“As lâmpadas halógenas dissipam bastante calor e realmente esquentam os ambientes. Já as lâmpadas LED possuem várias temperaturas de cor de luz, mas não dissipam calor“, afirma Daniele.

As lâmpadas de LED esquentam? Se você está se perguntando se o LED esquenta, a resposta é sim! Uma das muitas vantagens de usar lâmpadas de LED é o fato delas não aumentarem a temperatura do ambiente como acontece com as lâmpadas convencionais.

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará.

Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

Luz branca ou luz amarela: quando usar cada uma
São as sensações que são diferentes, portanto, a luz amarela não é menos eficaz que a branca. Outra coisa que sempre gera debates, mas que não faz sentido na prática, é que a luz amarela consome mais energia.

Cor: As luzes brancas permitem ver melhor, mas também são estimulantes, portanto ruins para ambientes que precisam transmitir conforto, como o quarto. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, relaxante e tranquila, perfeita para descansar.

“Quando a lâmpada está em uma temperatura ambiente chegando até o limite de 45°C, os componentes internos (capacitores eletrolíticos, indutores e CI de controle) da fonte chaveada, conhecida como driver, e a própria placa com os LEDs, chegam a uma temperatura interna em torno de 100°C.

O branco quente
É conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz, como é o caso das lâmpadas incandescentes. O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

Há muitas razões possíveis pelas quais uma lâmpada queima rapidamente: A tensão da fonte de alimentação pode estar muito alta. As lâmpadas podem estar soltas ou conectadas incorretamente. Vibrações excessivas podem causar a ruptura do filamento.

Lâmpadas incandescentes
A lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em energia térmica e luminosa. Ela possui um pequeno filamento de tungstênio em seu interior que, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, aquece-se e torna-se incandescente, emitindo luz.

O alumínio, parte integrante do corpo de uma lâmpada LED, é um excelente e eficiente dissipador de calor, motivo pelo qual é o mais utilizado na maioria dos produtos. A quantidade e o uso do alumínio variam em decorrência do tipo, tamanho e qualidade das lâmpadas e equipamentos.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Por exemplo, embora a luz azul seja considerada “fria”, ela tem mais Kelvins do que a luz amarela, que é considerada “quente”.

Lâmpada incandescente

Lâmpada incandescente (a que mais esquenta)
É considerada a mais comum, usada há anos nas casas brasileiras. Possui um filamento de metal que, quando recebe a energia, emite a luz, que é amarelada. No entanto, está sendo cada vez menos usada porque consome muita energia e gera pouca iluminação.

O que é a luz fria? Ao mesmo tempo, a luz fria é aquela que tem maior índice de graus Kelvin. Estão entre elas os tons que mais se aproximam do branco e azulado.

UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.