Qual lâmpada não da multa?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Segundo a Resolução 383, de junho de 2011, do CONTRAN, em seu artigo 6º, as cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação dos veículos e que são permitidas são as seguintes: – Farol de luz alta: branca. – Farol de longo alcance branca. – Farol de luz baixa: branca.

Lâmpada super branca é permitida? As lâmpadas super brancas, além de modernas, ajudam na questão da visibilidade e sinalização de obstáculos e podem ser colocadas no veículo. Assim como no caso das lâmpadas de LED é preciso que estejam regularizadas pelo Inmetro.

Fabricante de faróis automotivos, a Arteb alerta que o farol de LED apenas é permitido aos veículos que já vem com este sistema de iluminação de fábrica e/ou têm a indicação para uso deste sistema no manual do proprietário do automóvel.

Quando for necessário realizar a troca de lâmpadas de farol, esta deve ser substituída por uma lâmpada halógena, que é o padrão das lâmpadas de faróis. Afinal, como vimos, a substituição por qualquer outro tipo de lâmpada como o farol de led não é permitida, portanto, está proibida.

Em 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou a Resolução 384 e passou a proibir a utilização de xenon nos veículos. Desta forma, somente automóveis que tenham o farol de xenônio regularizados antes de 2011 ou que venham com a lâmpada de fábrica podem rodar de forma legalizada.

Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

Isso significa que, para fazer esse tipo de modificação, é necessário solicitar uma autorização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e atualizar o CRV. Além de arcar com o custo da instalação do farol de LED, é importante considerar esse procedimento no Detran, que é pago.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

A luz fria é aquela mais branca, a quente é mais amarelada, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural. É importante lembrar que essa diferença não interfere na quantidade de energia gasta.

Pode usar farol de milha e farol normal? Sim, é possível instalar os dois de acordo com as regras do Código Brasileiro de Trânsito. O farol de milha e o farol normal funcionam de forma complementar, iluminando a via para dar mais segurança ao motorista na hora de encarar uma pista escura, por exemplo.

Mas alguns motoristas desavisados estão usando farol de neblina ligado na cidade. O uso não é permitido, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é no valor de R$ 127,69 e o condutor perde 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As lâmpadas de farol NIGHT BREAKER UNLIMITED asseguram melhor visibilidade e até 110% mais luz sobre a via quando comparadas às lâmpadas halógenas standard, que pode resultar em tempos de resposta significativamente melhores.

O Conselho Nacional de Trânsito proíbe películas, adesivos e pinturas na iluminação dos carros. Andar com essas películas pra farol pode dar multa e pontos na carteira de motorista.

Atualmente, não é permitido mudar as cores das luzes do farol do seu carro, sendo que as cores permitidas são apenas a branca e a amarela, segundo o Contran. Qualquer tonalidade que fuja disso, pode acabar gerando multas para o portador do veículo.

Lâmpadas de LED são melhores do que as de xênon? Verdade. O consumo de energia de lâmpadas de LED é menor do que as de xenon. Além disso, em geral elas possuem melhor performance com mais luz, duram mais e têm temperatura de cor maior, com luzes mais brancas.