Qual lâmpada imita o sol?

Perguntado por: arodrigues8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Batizado de Silk, esse sistema de LED muda a cor da iluminação para acompanhar as diferentes tonalidades da luz solar ao longo do dia. A lâmpada emite tons mais frios nas horas próximas ao meio-dia, e mais quentes com o cair da tarde.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia.

Conheça os principais tipos de lâmpada

  • Lâmpadas incandescentes.
  • Lâmpadas fluorescentes.
  • Lâmpadas halógenas.
  • Lâmpadas LEDs.
  • Lâmpadas de descarga (HID)

Utilizar cores claras, além de dar maior amplitude visual para o ambiente, propicia um maior aproveitamento da luz natural, dispensando a necessidade de acender as lâmpadas durante o dia. Opte pelos brancos, beges e madeiras claras para pisos, paredes, mobiliário e objetos de decoração.

Queridinho entre maquiadores, blogueiros e youtubers, o ring light é um círculo de luzes de LED. Ele suaviza as sombras, uniformiza a pele e deixa um efeito marcante nos olhos — por isso se mostra ideal para retratos e selfies. É sucesso, por exemplo, em salões de beleza para cliques de arrasar.

Uma empresa sediada na Holanda, chamada PlantLab, desenvolveu um método para crescer plantas indoor usando uma luz rosa-roxo feita por uma combinação de luzes LED vermelha e azul, em vez da luz solar.

O espelho é uma alternativa pois, em vez de absorver, ele reflete a luz. Experimente usar espelhos de diferentes formatos e tamanhos e instalá-los em uma parede oposta a uma janela para refletir o máximo de luz.

Tipos de energia do sol
A energia do sol pode ser dividida nos três principais tipos de radiação solar (visível, infravermelha e ultravioleta), que diferem pelo comprimento e frequência de suas ondas eletromagnéticas.

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

1 – Lâmpada LED Bulbo
As lâmpadas no formato Bulbo são as mais clássicas e as mais escolhidas para ambientes internos. São muito utilizadas em luminárias de teto, de mesa e abajures, seja na luz quente ou fria. A LED bulbo é a tecnologia mais indicada para a iluminação residencial por conta da economia que apresenta.

Tipos de lâmpadas fluorescentes
São as mais conhecidas e durante muito tempo foram as mais indicadas para uso residencial devido ao baixo consumo de energia em relação às incandescentes, elas são de 2 à 4 vezes mais eficientes.

A intensidade dos danos causados pelas luzes é variável. As lâmpadas como as dicróicas costumam ser mais prejudiciais que as lâmpadas frias, que emitem radiação em menor intensidade. As lâmpadas fluorescentes emitem uma luminosidade que é compatível com a luz natural diária e, por isso, também incidem raios UVA e UVB.

Logo, se você está sofrendo com ambiente escuros e pouco agradáveis em sua residência, considere as seguintes dicas:

  1. Paredes e revestimentos claros. ...
  2. Abuse de espelhos. ...
  3. Utilize móveis transparentes. ...
  4. Incremente a luz primária com luz secundária. ...
  5. Opte por persianas. ...
  6. Não se esqueça da luz natural.

Transforme a sua lâmpada em um produto inteligente
Todos esses controles podem ser feitos pelo celular, através do aplicativo Minha Casa Inteligente. O Smart Bocal Wi-Fi possui uma instalação extremamente fácil, e design ultracompacto. O aparelho ainda pode ser ativo pelos assistentes de voz Alexa e Google Assistente.