Qual lâmpada ilumina mais LED ou halógena?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

A eficiência luminosa das lâmpadas halógenas é de apenas 2% a 4%. Se a eficiência luminosa for melhorada, então uma luz mais brilhante é alcançada pelas lâmpadas LED, por outro lado, elas são 10 vezes mais eficientes que os halógenos e por isso são muito mais brilhantes que os halogênios.

As lâmpadas Xênon, assim como as lâmpadas LED, além de possuírem o atrativo estético podem ter desempenhos melhores para iluminação, alcançando faixas maiores de impacto da luz do farol, como mostra o esquema abaixo. O xênon emite uma luz muito mais forte que as outras lâmpadas.

Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

As lâmpadas halógenas são muito usadas de forma embutida, como em sancas de gesso e móveis planejados. Além de serem usadas como luz SPOT, que tem a função de destacar ambientes. Também são muito utilizadas como faróis e faroletes de automóveis, tendo um importante mercado no ramo automobilístico.

Para começar, é importante destacar que no Brasil, o farol de led só é permitido em veículos que já contam com essa característica original de fábrica. Ou seja, não é possível modificar esse item no automóvel, de acordo com a lei de trânsito nacional em vigência, sendo passível de punição.

Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

Enquanto a lâmpada incandescente produz 15 lumens/watt, o led produz 20 (13% a mais). Ele é também mais resistente a impactos e vibrações e mais durável do que a lâmpada convencional, além de não emitir radiação infravermelho e ultravioleta, não piscar e não interferir em outros sistemas eletrônicos.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Para escolher a melhor lâmpada LED, é preciso analisar a voltagem da sua casa ou estabelecimento. A necessidade se deve pelo fato de que no Brasil não há um padrão único de voltagem – algumas regiões são 127 V e outras 220 V.

Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Ao contrário do branco frio, a lâmpada com temperatura de cor branco quente é ideal para ambientes que precisam transmitir sensações de aconchego e conforto, como quarto e sala de estar. Temperatura que abrange a faixa de 3000 k à 3500 k (kelvin). Torna os ambientes mais aconchegantes.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

No caso de veículos com sistema elétrico de 24 volts, esse limite é de até 75W. Já a intensidade de cor, que é medida em Kelvin, varia de 2.800 a 3.000 K em lâmpadas halógenas (amarelas) e 4.200 K em Super Branca.

Devido ao seu efeito clareador, o LED Azul promove a iluminação facial de maneira efetiva, diminuindo a potencialidade e a pigmentação da mancha. A consultora científica, Dra. Aline Marques, enfatiza os benefícios deste procedimento quando comparado a outros métodos.

Um halógeno é um elemento monovalente que forma íons negativos de imediato. Existem cinco halógenos: flúor, cloro, bromo, iodo e astatínio. A lâmpada halógena tem um tamanho compacto e saída elevada de lúmen.