Qual lâmpada esquenta mais?

Perguntado por: esilveira5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Lâmpada incandescente

É considerada a mais comum, usada há anos nas casas brasileiras. Possui um filamento de metal que, quando recebe a energia, emite a luz, que é amarelada. No entanto, está sendo cada vez menos usada porque consome muita energia e gera pouca iluminação.

A lâmpada de LED é mais econômica que a incandescente, pois dissipa menos energia em forma de calor. Em geral, essas lâmpadas têm eficiência de 15 lumens por watt.

LED e a temperatura ambiente
É essa característica, portanto, que o faz ser uma lâmpada de baixa carga térmica. Na prática, isso faz com que o feixe de luz emitido na superfície não aqueça, ou seja, não interfere na temperatura. Entendeu porque muita gente diz que o LED não esquenta? Está aí a resposta!

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

O branco quente
É conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz, como é o caso das lâmpadas incandescentes. O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

A Lâmpada U (milho) de Led possui um alcance de 360 graus, o que permite o uso dessa lâmpada como foco principal de luz no ambiente.

Um resistor é um dispositivo que transforma a energia elétrica integralmente em calor. Podemos dizer então que o resistor dissipa a energia elétrica que recebe do circuito. Assim, a potência elétrica consumida por um resistor é dissipada. Não pare agora...

Cor: As luzes brancas permitem ver melhor, mas também são estimulantes, portanto ruins para ambientes que precisam transmitir conforto, como o quarto. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, relaxante e tranquila, perfeita para descansar.

O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas.

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará.

Ao invés de toda a energia elétrica ser convertida em energia luminosa, a resistência absorve parte dela, transformando-a em energia térmica. Desse modo, é essa energia térmica que faz a lâmpada esquentar. Alguns modelos de lâmpada utilizam melhor a energia elétrica direcionada a eles, enquanto outras nem tanto.

Branco quente – se refere ao tom mais avermelhado – produz maior relaxamento- lâmpadas 2700~3200K, cor similar às lâmpadas incandescentes. Branco frio – se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria – maior atividade – lâmpadas 5500~6500K , cor similar às lâmpadas fluorescentes.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Não. Se você estiver comparando as duas lâmpadas com o mesmo fluxo luminoso, ambas estarão emitindo a mesma intensidade de luz.

Ao contrário do branco frio, a lâmpada com temperatura de cor branco quente é ideal para ambientes que precisam transmitir sensações de aconchego e conforto, como quarto e sala de estar. Temperatura que abrange a faixa de 3000 k à 3500 k (kelvin). Torna os ambientes mais aconchegantes.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

O branco quente varia de 3500K 4.000k, é conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz. Tem a fama de ser associada às lâmpadas incandescentes. Proporciona, mas relaxamento aos usuários do ambiente, isso porque ele produz menos lúmens do que os demais modelos.

Para medir essa temperatura, é utilizada a escala Kelvin, em que são apresentados diferentes comprimentos de onda de luz. O extremo inferior dessa escala corresponde à luz quente, intensa, de cor vermelho-alaranjado. Já o extremo oposto, corresponde à luz fria, de tons neutros e azulados.

fluorescente compacta

– A incandescente de 60W corresponde à fluorescente compacta de 15W e a uma LED de 9W.