Qual lâmpada deixa o ambiente aconchegante?

Perguntado por: enobrega . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Sendo assim, na hora de projetar a iluminação da casa, é importante ter atenção com as lâmpadas que serão utilizadas em cada cômodo. As mais amareladas são o indicado para quem quer ter um espaço aconchegante, ideal para descansar e receber visitas. Podem ser usadas no abajur e nas luminárias.

Você pode optar por uma lâmpada de cor fria e usar uma luminária para difundir a luz no ambiente. Dessa forma, você deixa o espaço confortável e funcional para suas tarefas.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea. Ele ainda inibe a carga de adrenalina e possui efeitos hipnóticos.

Amarelo (ou luz quente)
A luz na temperatura de cor quente, aquela amarelinha, é uma luz que acolhe e relaxa. Muito utilizada para iluminar áreas de descanso como o quarto, e de convívio, como a sala de estar.

Luz na Sala de estar
Nela, é possível usar os tipos de lâmpadas incandescentes para iluminar o ambiente por completo, bem como lâmpadas LED ou halógenas para destacar objetos e arquitetura do cenário. Evite colocar a luz dos spots sobre o sofá para não ofuscar a visão de quem está sentado.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K), por exemplo, é capaz de agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz ideal para o quarto, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

Lâmpadas LED Grow Light podem ajudar, pois elas produzem uma claridade fotossintética específica, que imita o sol, e permite que as plantas produzam os açúcares necessários.

Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.

Temperatura. Ambientes funcionais e dinâmicos pedem luzes de LED com temperatura mais fria, que variam de 6.000 k a 6.500 k, pois iluminam e deixam a área mais clara. Mas se você deseja uma luz menos intensa e mais aconchegante, procure por lâmpadas que tenham entre 3.000 k e 3.500 k, que são mais confortáveis.

Há quem tem a impressão de que quanto mais branca a iluminação, maior é a sua potência, ou que ilumina mais o ambiente que a cor amarela. Porém é utilizada a mesma intensidade luminosa no ambiente. O que difere é que a luz branca proporciona mais contraste e da percepção de mais claro.

Luz quente e fria no mesmo ambiente
Muitas vezes é necessário criar ambientes que sejam mais versáteis, que você possa trabalhar nele, mas ao mesmo tempo tirar um tempo para relaxar e descansar. A melhor opção para fazer isso é mesclar a luz quente e fria no mesmo ambiente.

Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.