Qual lâmpada de farol ilumina mais?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

lâmpadas Xênon

As lâmpadas Xênon, assim como as lâmpadas LED, além de possuírem o atrativo estético podem ter desempenhos melhores para iluminação, alcançando faixas maiores de impacto da luz do farol, como mostra o esquema abaixo. O xênon emite uma luz muito mais forte que as outras lâmpadas.

Lâmpada LED
As lâmpadas LED tem vida útil maior, superando o Xênon em até 5 vezes. Ainda mais, o LED não esquenta e não corre risco de derreter a lente nem a carcaça. Por outro lado, o LED chegou recentemente no Brasil. Assim, o LED é visto apenas em veículos de luxo e maior valor.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Por exemplo: um kit xenon 8000K (2550 lumens) iluminará menos que um de 6000K (2800 lumens). A diferença não é tão visível a olho nu, porém, em qualquer tonalidade, o kit xenon iluminará cerca de 3 vezes mais que uma lâmpada halógena comum.

É possível colocar lâmpadas de LED no carro ou até mesmo as super brancas. Essas são algumas das opções para aqueles que querem modificar o sistema de iluminação do veículo.

Destaque para a Philips e Osram que proporcionam a iluminação branca intensa e o desejado efeito xenon azulado para lanterna. A Philips e a Osram garantem também um ganho em até 130% a mais de luz, com um feixe que atinge até 35 metros de distância a mais do que as comuns.

Segundo a Resolução 383, de junho de 2011, do CONTRAN, em seu artigo 6º, as cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação dos veículos e que são permitidas são as seguintes: – Farol de luz alta: branca. – Farol de longo alcance branca. – Farol de luz baixa: branca.

As lâmpadas LED têm ganhado espaço no mercado automobilístico. A explicação para o fato é simples: a luz apresenta maior durabilidade e menor consumo de energia.

Geralmente, esse problema é decorrente de uma lâmpada queimada. Para solucionar o problema, confira no manual do veículo qual é a lâmpada correta e substitua. Se não resolver, examine os fios à procura da falha.

Adaptar faróis de LED em veículos que não possuem esse sistema originalmente de fábrica é uma modificação não permitida pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Perguntar frequentes sobre farol xenon
Não, desde 2021 é proibido customizar os faróis com luzes que não sejam de fábrica. Lâmpada xenon é permitida? Não, é considerada infração grave e o condutor que não seguir a regra estará sujeito a 5 pontos na carteira e multa de R$195,23.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

Não. Se você estiver comparando as duas lâmpadas com o mesmo fluxo luminoso, ambas estarão emitindo a mesma intensidade de luz.

2. Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Quanto mais watts ela tiver, mais energia consumirá e, consequentemente, maior será o custo associado a sua utilização. Para calcular esse consumo (medido em watt-hora), multiplique a potência da lâmpada pelo tempo de uso.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.