Qual lagarta que vira bruxa?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Popularmente conhecida como mariposa-bruxa, mariposa-negra, bruxa-negra ou bruxa, está associada à crença sobre a morte. No Brasil, acredita-se que quando uma mariposa deste tipo entra em casa ela pode trazer algum “mau agouro”, sinalizando a morte de algum morador.

Em geral, as borboletas de cores claras prenunciam notícias felizes, de chegada de parentes ou pessoas amadas, ou de fortuna. As mariposas, especialmente as de cor negra, trazem sempre presságios funestos, e são consideradas mensageiras da morte. Em muitas partes do Brasil são chamadas de "bruxas".

taturana

A lagarta, também conhecida como taturana, imbira ou ruga, é a forma larval da mariposa (Hylesia sp), muito comum nos meses mais quentes. Tanto a forma larval como a adulta (mariposa) podem causar problemas de saúde.

Popularmente conhecida como mariposa-bruxa, mariposa-negra, bruxa-negra ou bruxa, está associada à crença sobre a morte. No Brasil, acredita-se que quando uma mariposa deste tipo entra em casa ela pode trazer algum “mau agouro”, sinalizando a morte de algum morador.

Lagartas peçonhentas, ou taturanas, são aquelas que apresentam características perigosas. Essas lagartas têm em seu corpo glândulas de veneno presentes em espinhos. Quando elas entram em contato com a pele, provocam queimaduras, levando a danos à saúde das pessoas.

A lagarta de fogo, também conhecida como Taturana (Megalopyge lanata), tromba de elefante, marandová, maranduvá, embirra, ambirra, lagarta-de-fogo, bicho-cachorrinho, chico-que-queima, bicho-cabeludo, mandruvá ou mondrová é uma lagarta em estágio larval de alguma espécie como mariposas e borboletas.

As taturanas são larvas de insetos que originarão mariposas ou borboletas adultas.

Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta.

Quando uma borboleta preta te visita o que significa? Ela significa o término de relacionamento, demissão do trabalho, o fim de uma ideia ou projeto que estava prestes a fluir.

Se você pensou nas borboletas, acertou. Em contrapartida, as mariposas são insetos noturnos, atraídos por focos de luz. É por isso que aparecem mariposas dentro de casa à noite, quando há alguma luz acesa. E, mesmo em repouso, mantém suas asas sempre abertas.

Borboleta preta – em algumas civilizações simbolizavam a alma de alguém que morria, ou como na Europa nos dias de hoje, almas de crianças que morreram antes de serem batizadas. Já o misticismo diz que elas protegem contra energias negativas.

Veja se o casulo muda de cor.
A borboleta ou mariposa vai sair pouco depois que isso acontecer. Alguns casulos ficam mais escuros, enquanto outros ficam transparentes. Depende da espécie.

As lagartas da maioria das borboletas são destituídas de pêlos, ao contrário das lagartas de mariposas. Há lagartas coloridas, mas a maioria delas é verde ou marrom, para confundir-se com a coloração das folhas e não chamar a atenção dos predadores.

Caso haja contato com o inseto, especialistas sugerem algumas ações simples, mas sempre lembrando que o melhor caso ocorra à reação alérgica, é procurar um profissional de saúde. Em caso de contato com a mariposa use luvas, evitando assim o contato direto. Evite coçar o local e não leve as mão aos olhos.

As borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas deixam as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo. Por fim, podemos diferenciá-las também por suas antenas. As borboletas possuem antenas clavadas, ou seja, finas com a extremidade dilatada.

Vela de citronela. Sabe-se que as velas de citronela afugentam os insetos. Inclusive você já deve ter visto sprays e venenos elétricos com esse cheiro.

(Ascalapha odorata)
Alimentação: Primeiro, se alimentam da casca do ovo, e depois de diferentes partes de um vegetal (caules, galhos, gavinhas, folhas, flores, etc) de acordo com a necessidade de cada espécie. Na sua maioria são fitófagas (que se alimentam de plantas).

As lagartas do gênero Lonomia são as únicas que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.