Qual lado para afrouxar o parafuso da roda do carro?

Perguntado por: dleiria2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O fluxo correto de aperto e desaperto é no sentido estrela, e cada parafuso deve ser desparafusado, geralmente, no sentindo anti-horário.

Utiliza-se a chave de roda para apertar no sentido horário (acompanhando os ponteiros do relógio) e para afrouxar no sentido anti-horário. Em resumo: ficando de frente a roda, você aperta pressionando para a direita e afrouxa indo à esquerda.

Aperta-se girando em sentido horário, acompanhando os ponteiros do relógio. Já para desapertar, o sentido (ou a direção que se vai rodar a chave) é o anti-horário. Simplificando mais ainda: com a roda de frente para você, o aperto é para direita e o desaperto é para esquerda.

Como tirar parafuso espanado?

  1. Use um elástico. Antes de perder a cabeça, faça o seguinte: coloque um elástico sobre o parafuso, insira com firmeza a ponta da sua chave de fenda ou philips e tente desrosquear o parafuso lentamente. ...
  2. Utilize seu alicate. ...
  3. Troque de chave. ...
  4. Martelo também pode ajudar. ...
  5. Use um Extrator de Parafuso.

Esta montagem incorreta pode ainda gerar desgaste irregular, ruído excessivo e redução do poder de drenagem de água dos pneus.

A causa mais comum desse desgaste unilateral (em apenas um lado do pneu) é o alinhamento falho. A suspensão mal alinhada faz com que o pneu fique torto e em contato desigual com o chão. Contudo, o excesso de carga localizado no veículo também pode acarretar nesse problema.

Encontre o lugar para colocar o macaco.
É indicado por pequenas setas ou pontos em relevo, geralmente no chassi abaixo das portas. Verifique o manual do proprietário do seu Creta para ter certeza de que está no lugar certo. Se colocado no lugar errado, pode amassar a chapa de metal.

Encaixe a chave de roda numa das porcas e gire em sentido anti-horário. Gire a ferramenta apenas após tê-la encaixado bem, fazendo força até sentir que a porca começou a soltar. Não é preciso tirá-la totalmente, apenas use a chave para soltar a porca o suficiente para que você possa terminar de removê-la com os dedos.

Um veículo médio popular do mercado tem faixa de torque indicada de 90 a 128 Nm para apertar seus parafusos da roda, geralmente essa informação está no manual do usuário.

torque indicado para uma roda de carro varia entre 95 até 130 Nm, dependendo do fabricante. Se o valor aplicado for muito superior ao torque especificado, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave de roda tradicional, em caso de furo de pneu.

Para remover o trava roscas é necessário aquecer a porca e o parafuso durante alguns minutos a uma temperatura superior a 287° C, aplicando-se calor localizado com um maçarico, por exemplo. Isto irá amolecer o plástico termofixo.

Parafusos para área molhada
Indicados para ambientes úmidos ou expostos à maresia, esses parafusos são fabricados de inox, material que não enferruja.

Cada parafuso tem uma função especifica, então antes de escolher é preciso saber exatamente onde será aplicado. Os parafusos podem se diferenciar pelo formato da cabeça, do corpo e da ponta. São as características dessas partes dos parafusos que determinarão qual é o mais adequado para determinada aplicação.

6. Parafuso Auto Atarraxante. O parafuso auto atarraxante possui feixes afiados ao longo de seu corpo que cortam o material e fazem sua própria rosca, aumentando a adesão e a estabilidade no aperto.

Conclusão: Não há problema algum em inverter o sentido de rotação do pneu e, portanto, fazê-lo não provocará qualquer tipo de problema (ruído, vibração, etc). Vale ressaltar que a inversão do sentido de rotação do pneu no carro deve respeitar o tipo de banda de rodagem deste.

O lado em que estiver escrito INSIDE deve estar voltado para o lado de dentro do veículo. Por sua vez, o lado em que estiver escrito OUTSIDE estará voltado para o lado de fora.

Isso porque há um problema de aderência entre a banda e a carcaça. Se o motorista perceber essa irregularidade, convém levar o automóvel a uma loja especializada para se fazer uma avaliação técnica com sua possível substituição. Lembre-se: pneu é item segurança e com segurança não se brinca!

Mudança de ângulo
Os pneus dianteiros são responsáveis por guiar o carro nas curvas, portanto, essa mudança constante de angulação faz com que o pneu seja mais exigido e ocorra um maior desgaste da sua banda de rodagem.

Quanto tempo dura um pneu? Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa.