Qual lado dormir para não roncar?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

A melhor posição para que não ocorra uma obstrução de ar é de lado ou de bruços.

A causa do ronco alto pode ser a flacidez nos músculos da garganta, uma amidalite, as adenoides muito grandes, o desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, ingestão de álcool pois relaxa a musculatura, obesidade e acúmulo de gordura na região cervical, tabagismo, refluxo gastroesofágico, problemas na ...

“Nessa posição, a língua desloca-se para trás, estreitando a passagem de ar e atrapalhando a respiração. Além disso, a coluna não fica totalmente alinhada, podendo causar problemas de saúde futuros”, acrescenta a especialista. A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.

Travesseiro viscoelástico Contra Ronco – Perfetto
Projetados para pessoas que sofrem de distúrbios do sono como ronco e apneia do sono.

Na prática, o ronco só acontece enquanto dormimos, porque os músculos do pescoço ficam relaxados e diminuem o espaço de passagem do ar. Por isso, o ruído é provocado. Até certa medida, isso pode acontecer devido à posição em que a pessoa dorme. Portanto, é normal.

Alguns fatores podem predispor ou piorar o ronco, como dormir em decúbito dorsal, a obesidade e o uso de substâncias que relaxam a musculatura da faringe, como o álcool ou medicamentos sedativos.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

É bom para o cérebro. Dormir sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, garante um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

O nariz pode ficar entupido à noite na hora de dormir devido a uma combinação de fatores, incluindo mudanças na posição do corpo, mudanças na pressão do ar e mudanças nas vias respiratórias. Quando você se deita, a gravidade pode fazer com que o muco se acumule nas vias nasais, obstruindo o fluxo de ar.

Dormir "de lado" protege contra o ronco, enquanto "de barriga para cima" o favorece, principalmente em pacientes obesos ou com doenças pulmonares. O decúbito inclinado, com ajuda de travesseiro, pode fazer parte do plano de tratamento. Normalmente não.

Influencia ou não no ronco? Sim, o travesseiro influencia no ronco. As pesquisas já realizadas por Institutos do Sono alegam que alguns travesseiros favorecem a abertura das passagens do ar e que, por isso, evitam o ronco.

A apnéia do sono é um tremendo ruído para a saúde. Por isso, se os roncos ou a sonolência diurna ganharem acordes mais intensos, é hora de procurar um médico e iniciar o tratamento.

De forma direta, o ronco pode, sim, contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Isso acontece pois, durante o ronco, ocorre o estreitamento das vias aéreas, diminuindo a concentração de oxigênio em partes importantes do corpo — como o coração e o cérebro — e o pior: durante as várias horas de sono.

2 – ESPELHOS EM QUARTOS
O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia. Por isso o ideal é que o espelho fique dentro de um armário ou que aponte para um local longe da cama.

De costas e se tocando
Casais que dormem nessa posição mostram que respeitam o espaço individual, mas sem perder o contato entre os corpos. Em geral, são dinâmicos e levam uma vida independente, mas a relação é estável e saudável.

“Não se deve ter medo de janelas abertas, pois não se apanha resfriado especialmente na questão da temperatura, mas na presença de microrganismos como vírus ou bactérias, presentes no ambiente. Assim como, um choque térmico por diferenças bruscas de temperatura”, explica.