Qual lado do pescoço fica a veia jugular?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A veia jugular interna (VJI) é um vaso bilateral encontrado dentro da bainha carotídea em ambos os lados do pescoço. Ela se estende da base do crânio até a extremidade esternal da clavícula, e recebe oito tributárias ao longo de seu trajeto.

A veia jugular está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo. No corpo humano são encontradas dois pares, sendo uma interna e outra externa, em cada lateral do pescoço.

As duas cabeças do esternocleidomastóideo e a clavícula formam um triângulo na porção anterior do pescoço. A veia jugular interna deve ser acessada na região do triângulo aproximadamente 2 a 3 cm acima da clavícula.

As artérias carótidas são responsáveis pelo transporte do sangue rico em oxigênio direto do coração para o cérebro. Existem duas artérias que estão posicionadas paralelamente uma em cada lado do pescoço.

Em suma, pode-se dizer que a veia jugular interna representa exatamente as artérias carótidas, com a única diferença que os ramos correspondentes às divisões da caró- tida externa não se reunem em um só tronco, mas desembocam em alturas diferentes."

Dor na veia do pescoço.
Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

Dor no pescoço do lado esquerdo e ombro
Uma das causas importantes de dor no pescoço do lado esquerdo é a dissecção da artéria carótida ou da artéria vertebral e essa dissecção pode ocorrer de forma espontânea, ou seja, sem nenhuma causa aparente ou mediante ao movimento de hiperextensão do pescoço.

A veia jugular interna encontra-se ântero-lateralmente à artéria carótida interna, na metade proximal abaixo do músculo esternocleidomastóideo.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.

Quando o pulso cardíaco está acelerado, acima do normal, pode ser chamado de pulso latejante e é sentido nas artérias do pescoço. O pulso latejante pode ser um indicativo de palpitações, ou seja, batimento cardíaco anormal.

Dois compartimentos vasculares: contém a artéria carótida comum, a veia jugular interna e o nervo vago, em cada lado do pescoço.

Os enfermeiros estão legalmente habilitados para realização da técnica de acesso jugular externo, esclarece parecer da conselheira Helga Bresciani.

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

A sua principal causa é a aterosclerose, que é a proliferação de placas de colesterol e outros lipídios pelo corpo. Alguns fatores podem acelerar este processo de depósito de placas, tais como a diabetes, a hipertensão arterial e o tabagismo. É muito rara em pacientes jovens e sem fator de risco.

As dores no pescoço podem ter muitas causas, desde lesões a patologias como osteoartrite, ou podem decorrer de estresse, tensão ou postura inadequada. Trata-se de um problema muito comum, contudo temos maior probabilidade de sofrer à medida que envelhecemos.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

A dor no pescoço é muito comum e geralmente não há motivo para preocupação. Os músculos tensos costumam ser os culpados, por exemplo, depois de trabalhar no computador por muito tempo, ser exposto a uma corrente de ar frio ou dormir em uma posição inadequada. Mas, em muitos casos, não há uma causa clara.

Sintomas

  • Sensação de fraqueza ou formigamento em um lado do corpo.
  • Dificuldade para enxergar em um dos olhos (amaurose fugaz).
  • Desequilíbrio com dificuldade súbita para caminhar.
  • Dificuldade para falar ou entender.

O que é a Veia Jugular? Ela é uma veia que faz transporte de sangue da região crânio-encefálica para a veia subclávia e veia cava superior, drenando até o coração. Existem as veias jugulares externas e internas, duas de cada lado do pescoço, sendo que as jugulares internas têm calibre maior do que as externas.