Qual lado do cérebro é mais importante?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Para a maioria das pessoas, o pensamento racional é atribuído ao lado esquerdo do cérebro. Ações detalhadas, precisas e minuciosas partem desse hemisfério, inclusive a habilidade da fala - um processo infinitamente complexo.

o hemisfério cerebral direito recebe sinais sensoriais e direciona o movimento no lado esquerdo do corpo, o hemisfério esquerdo rege funções correspondentes para o lado direito.

O que se supõe, é que quando o lado direito do cérebro é dominante, a pessoa é mais criativa e artística, enquanto o lado esquerdo torna uma pessoa analítica e voltada para a matemática.

O lado direito do cérebro, por sua vez, é mais intuitivo, criativo, emocional e criativo.

O lado emocional do cérebro é o lado direito. É o lado que controla nossos pensamentos mais criativos e intuitivos.

Lado direito: responsável pela interpretação “emocional” das situações. O uso do lado direito do cérebro estaria associado à criatividade e intuição.

Saiba como estimular o desenvolvimento deste lado e aproveitar melhor os seus benefícios!

  1. 1 – Estimule-se. É fundamental colocar o cérebro à prova, ou seja, estimular novos conhecimentos. ...
  2. 2 – Boa noite. ...
  3. 3 – Exercícios físicos. ...
  4. 4 – Calma, tenha calma. ...
  5. 5 – Meditar faz bem. ...
  6. 6 – Laços fortes. ...
  7. 7 – Quebra-cabeças.

Pode ser dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito, os quais estão ligados pelo corpo caloso, estrutura constituída por fibras mielínicas. Um fato curioso sobre os hemisférios é que o lado esquerdo controla os movimentos do lado direto, e o lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Se a parte frontal do lobo frontal for lesionada, pode ocorrer qualquer um dos seguintes problemas: Dificuldade temporária de manter informações disponíveis para processamento (chamada memória de trabalho) Redução de fluência da fala. Apatia (falta de emoção, interesse e preocupação)

As pessoas com o lado direito do cérebro dominante gostam de aventura e esbanjam energia e espontaneidade. Elas são emocionalmente intuitivas e tendem a ser emocionais por natureza.

Amygdala: A amígdala faz parte do sistema límbico, um grupo de estruturas profundas no cérebro que está associado a emoções como raiva, prazer, tristeza, medo e excitação sexual.

A amígdala e o córtex pré-frontal, assim como o hipocampo, são submetidos à remodelação estrutural induzida pelo estresse, que altera respostas comportamentais e fisiológicas, entre as quais ansiedade, agressão, flexibilidade mental, memória e outros processos cognitivos.

Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções. Entretanto, as experiências, quando geram muita emoção, afetam diretamente o coração.

Além disso, estados de tristeza reduzem nossa capacidade de prestar atenção a todos os estímulos externos ao nosso redor. Isso é por uma razão mais do que óbvia: o cérebro tenta nos dizer que é hora de parar e pensar, pensar em certos aspectos de nossas vidas.

"A maioria das pessoas tem a dominância hemisférica para atos motores do lado esquerdo e por isso são destras. No cérebro as informações vão e vêm do lado contrário ao corpo. Raramente, o hemisfério direito é o dominante. Porém nestes casos, é o que faz as pessoas canhotas", explica a neurologista.

Nosso córtex cerebral (a porção mais superficial do cérebro, conhecida também como substância cinzenta) desempenha os papeis principais do pensamento, pois é ali que eles são elaborados e se tornam conscientes.

Cerebelo. O cerebelo, localizado logo abaixo do telencéfalo e um pouco acima do tronco cerebral, coordena os movimentos do corpo.

O lado esquerdo é responsável pelo perfil acadêmico: do raciocínio lógico, fala, matemática. É o lado responsável por ler, ouvir, falar, observar.