Qual lado deitar depois de tomar remédio?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Pesquisa da Johns Hopkins revela que o ideal é tomar as medicações deitado do lado direito; trabalho avaliou quatro posturas. Em muitos casos, depois de tomar um comprimido, temos a sensação de que o remédio está levando um tempo maior para fazer efeito.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

Veja, não existe nenhum problema em consumir algum remédio para dormir, desde que sob estrita orientação médica e com consciência dos riscos que isso implica.

Quando o paciente está de pé, o conteúdo se esvazia rapidamente; Quando está deitado do lado direito, há um aumento significativo na concentração do remédio; Quando está deitado do lado esquerdo, a absorção ocorre de forma mais lenta.

Assim, ao invés de serem simplesmente deglutidos, exemplifica Silmara, comprimidos ou drágeas e cápsulas devem ser tomados com pelo menos meio copo de água.

“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Quando um medicamento é ingerido, ele vai para o estômago e se não tiver uma cápsula protetora para conter as enzimas, parte do princípio ativo do remédio já será absorvida no estômago, entrando na corrente sanguínea.

A postura do corpo na hora de ingerir remédios pode influenciar a velocidade de absorção do medicamento pelo corpo. Quando você sente uma dor muito intensa pelo corpo, uma das primeiras coisas a se fazer é tomar um remédio para dor, na espera de que ele faça efeito o mais rápido possível.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa.

Para fármacos que devem ser ingeridos a cada 12 horas, uma boa sugestão é tomar ao acordar o primeiro comprimido e o outro doze horas depois. Se você também tem medicamentos que precisam ser tomados de 8 em 8 horas, é possível organizar alguns horários que não interferem no sono.

Inspirar com o nariz durante quatro segundos; Segurar a respiração durante sete segundos; Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos. Repetir o processo mais três vezes.

O primeiro passo é lavar as mãos, já que, ao manusear comprimidos e cápsulas, há risco de contaminação por bactérias, vírus ou microrganismos que transmitem doenças. Outra dica importante é ingerir medicamentos preferencialmente com água. Segundo especialistas, ela não altera o efeito das substâncias.

– Evite sempre a automedicação. Converse com seu médico antes de tomar ou comprar qualquer medicação; – A medicação que precisa ser tomada em “jejum” significa que você deve respeitar uma hora antes das refeições ou duas horas após às refeições; – O melhor líquido para ingerir sua medicação é a água.

Importante: a técnica da banana não vale para qualquer tipo de comprimido. Como bem falado pela seguidora Ellen em nosso TikTok, a recomendação é muito simples: "Nem todos os remédios podem ser tomados com alimentos, pois pode ocorrer interação medicamentosa que influencia na absorção e no efeito do fármaco."

Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em um quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.