Qual is ou qual s?
As formas O(A)(S) QUAL(IS) serão usadas obrigatoriamente, por razões ligadas à eufonia, caso a preposição que antecede a forma relativa seja a preposição SEM, a preposição SOB ou qualquer outra preposição que tenha duas ou mais sílabas (ANTE, DURANTE, PARA, SOBRE…).
Quais ou quais?
O pronome “qual” tem de ser usado com artigo (o qual, a qual, os quais, as quais) e é pronome substitutivo de “quem” e “que. O artigo anterior ao pronome concorda com o elemento antecedente. Se houver preposição e ela tiver duas ou mais sílabas, ou se for a preposição “sem”, usa-se apenas “qual”, e não “quem” ou “que”.
Qual a Ou qual é a?
As duas variações são corretas segundo a gramática normativa? Sim.
O que substitui a qual?
1 sinônimo da palavra a qual: Pronome relativo: 1 que.
O que pode substituir o qual?
O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais". Exemplos: O livro que (o qual) eu li refere-se à norma do Novo Acordo Ortográfico.
Qual a regra do uso da vírgula?
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Como treinar o uso da vírgula?
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Em que é no qual?
Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.
Onde é ou aonde é?
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Qual seja exemplo?
Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
O que é o qual?
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
Em que horas ou a que horas?
A forma correcta é “a que horas é a reunião”, pois se a frase fosse afirmativa ter-se-ia a seguinte construção: a reunião é às 9 horas.
Como saber se é el ou lá?
Logo, o El, por regra, precisa sempre ser um artigo definido acompanhado por um substantivo masculino no singular.
...
Veja alguns exemplos abaixo:
- El libro está sobre la mesa (o livro está sobre a mesa);
- El niño está muy enojado (o menino está muito aborrecido);
- El coche de Bruna es negro. (O carro da Bruna é preto);
Porque que substitui por qual?
Pronome relativo
Por ser substituído por “pelo qual”, “por qual”, “pela qual”, “pelas quais”. Exemplos com “por que”: – As dificuldades por que passei não lhe interessam. – A razão por que faltei ao trabalho são íntimas.
Quando a qual tem crase?
A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome "a qual"/ "as quais" e o verbo exigir a preposição "a" em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.
Como saber se é pronome ou substantivo?
Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha o nome, indicando-o como pessoa do discurso. Pronome substantivo: é o pronome que substitui um substantivo. Pronome adjetivo: é o pronome que acompanha um substantivo. – Aqueles garotos estudam bastante; eles serão aprovados com louvor.
Qual ais ou qual is?
O professor Claudio Cezar Henriques recomenda que se usem as formas O(A)(S) QUAL(IS) sem preposição APENAS para se evitar alguma ambiguidade, como em “Já resolvi o problema de sua irmã, a qual aliás me preocupava muito.” (HENRIQUES, 2008.