Qual irmão de José se arrependeu?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Podemos considerar que a atitude de Judá teria sido bem sucedido e quebrantou o coração de José, confessando-os que não aguentava mais. Mas esta explicação não é suficiente, ela não se encaixa nos fatos.

José, porém, insistiu na acusação, lançou-os na prisão por três dias e depois os soltou sob a condição de que provassem sua inocência trazendo-lhe o irmão caçula. Enquanto isso, como garantia, Simeão ficaria no Egito preso como suspeito. Foi terrível o impacto disso tudo sobre aqueles dez filhos de Jacó.

Ele entendia o propósito de Deus na sua vida e por isso, o seu coração estava cheio de perdão. Mesmo diante da atrocidade feita por seus irmãos. Assim, José perdoa com a graça que recebeu de Deus Pai.

Manassés refletiu profundamente, arrependeu-se e caiu de joelhos. “Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais” (2Cr 33:12). E Deus o perdoou. E não apenas o perdoou, mas tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino.

Quanto a Efraim, a sua glória voará como um pássaro que foge assustado; não haverá nascimento, nem gravidez, tampouco concepção.… Não voltarão para a terra do Egito; mas a Assíria será seu rei; porque recusam arrepender-se.…

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Ao verem os seus irmãos que o pai gostava mais dele do que de qualquer um dos outros, começaram a detestá-lo e nem sequer o saudavam. Uma vez, José teve um sonho e foi contá-lo aos seus irmãos, e daí em diante ficaram a ter ainda mais inveja dele do que antes.

Como José demonstrou que havia perdoado a seus irmãos? (Gênesis 45:9–11, 14–15) Como vocês acham que ele se sentiu?

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv.

José os reconheceu e perguntou-lhes sobre a família com o pretexto de acusá-los de ser um bando de espiões. Ao prender Simeão, José forçou seus outros irmãos a terem de levar seu irmão mais novo, Benjamim, para o Egito. Quando os irmãos retornaram para comprar mais alimento, levaram Benjamim com eles.

Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Simeão e Levi são deserdados
"Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira" (Gn. 49:7).

Diretamente de "Gênesis", José vai assumir o governo do Egito, fazendo de tudo para produzir e poupar nos chamados anos de abundância, período que dura 7, no total. Ouvindo o chamado de Deus, o hebreu fica responsável por toda atividade econômica.

17 que te disséssemos o seguinte: 'Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade!' Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai". Quando recebeu o recado, José chorou.

18Manassés chegou ao fim da vida e foi sepultado no terreno do seu próprio palácio, no Jardim de Uzá, e o seu filho Amom assumiu o seu lugar e passou a reinar. Samuel faleceu, e houve uma consternação geral entre todo o povo de Israel que se juntou para lamentar e prantear sua morte.

A Oração de Manassés é um texto apócrifo atruibuído ao rei Manassés, ímpio governante que se arrependeu após um cativeiro (2 Reis 21:1-18, 2ª Crônicas 33:1-20).

Tem origem no hebraico Manasseh, a partir de Menasheh, que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento (perdão)”. Deriva da palavra nasháh que significa “ele esqueceu”. Aparece no Antigo Testamento da Bíblia como nome do filho mais velho de José, e também como ancestral de uma das doze tribos de Israel.

próprios netos, para que eles tivessem o mesmo dir. José com uma egípcia).