Qual iogurte grávida pode tomar?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Durante a gestação, muitas mulheres tendem a ter infecção urinária e outros problemas por causa da flora bacteriana. Por isso, uma dica importante é apostar no iogurte natural. Pode ser desnatado, pode ser zero, evitando sempre adoçante sintético.

Gestante pode tomar leite fermentado com lactobacilos vivos? Não há problema algum. Inclusive, eles servem como protetores do tecido intestinal e regulam a função desse órgão.

Sendo rico em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio e ferro, especialistas afirmam que o açaí pode ser consumido até duas vezes ao dia durante a gravidez, desde que da maneira mais natural possível e sem adição de açúcares.

Alguns sorvetes podem ter ovo cru em sua composição e por isso, também podem transmitir salmonella para a mamãe e seu neném. Por isso, para espantar o calor, consuma apenas sorvetes comerciais, que são produzidos com alimentos pasteurizados.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada.

Iogurte desnatado
Esse tipo é reduzido em gorduras, geralmente indicado para quem está fazendo redução desse nutriente ou de calorias na alimentação. Assim como os demais, se trata de uma opção rica em proteína, cálcio e vitaminas do complexo B.

Na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural – integral ou desnatado –, que pode ser misturado com frutas frescas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

Sendo assim, o mais recomendado para você que está grávida, é consumir o iogurte natural no lugar dos demais industrializados.

Os probióticos são microrganismos vivos que recompõem de forma positiva a flora intestinal.
...
Os probióticos estão presentes nos seguintes alimentos:

  • Kefir.
  • Coalhada.
  • Leite fermentado.
  • Chucrute.
  • Missô
  • Molho de soja.
  • Kombucha.
  • Iogurtes brancos.

Rico em nutrientes essenciais para a saúde, o leite deve ser consumido pelas gestantes porque assegura uma gravidez saudável e o desenvolvimento do bebê. O consumo ainda é extremamente importante no período da lactação.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

A banana apresenta folato, que protege o feto de problemas no tubo neural. Além disso, a fruta é constituída de vitaminas C e B6, bem como minerais potássio e magnésio. No caso da vitamina B6, ela regula os níveis de sódio no organismo e alivia a náusea e os enjoos.

Grávida pode comer amendoim? O consumo do amendoim é permitido para as grávidas – inclusive, a leguminosa é fonte de ácido fólico, um nutriente importante para a gestação. A única restrição é, naturalmente, para pessoas que já sofram com a alergia a amendoim.

Aqui a resposta super assertiva: sim.

O refrigerante pode aumentar o desconforto gástrico, como azia e refluxo, comuns na gestação”, explica. “A bebida, consumida em excesso, pode favorecer o ganho de peso e, consequentemente, elevar a chance de hipertensão e diabetes”, comenta Giovanna.

Morango e tomate são as culturas mais expostas à ação de pesticidas utilizados nas plantações. É importante só consumir os que vêm de produtores que respeitam as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Se puder optar pelos orgânicos, melhor ainda.