Qual instrumento musical possui 6 cordas?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Guitarra

Guitarra. Os modelos mais comuns de guitarra têm 6 cordas.

O violino possui quatro cordas percutidas, com afinação da mais aguda à mais grave: O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordoamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados.

MIRIO Instrumento musical estilo bandolim, 8 cordas, bandolim acústico com bolsa grande, afinador, cordas, alça, palhetas para presente de dia das mães.

A quantidade de cordas, de fato, é uma das diferenças: enquanto o baixo possui 4 cordas a guitarra possui 6, no entanto, há variações de baixos com 5 e 6 cordas também.

O instrumento tem grande popularidade. Em sua forma moderna, normalmente, possui trastes alteados e cinco cordas, sendo quatro cordas, geralmente, feitas de metal e uma quinta corda mais curta atada a uma cravelha que fica no braço. Existe também o banjo tenor com quatro cordas e tocado com palheta.

6ª corda: é a mais grave das cordas e recebe também o nome de MI (E).

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

Significado de Violonista
adjetivo Diz-se dessa pessoa ou do que se relaciona com ela: músico violonista.

É formado por um corpo oco e chato, em forma de oito, tem um braço que possui trastes que o torna um instrumento temperado, composto de quatro cordas (de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono), com 12 trastes na forma original o cavaquinho tem uma afinação própria da cidade de Braga que é ...

O violão acústico comum tem 6 cordas de diâmetros diferentes. Se você mexer num violão afinado, vai perceber que, quanto mais grossa a corda, mais grave é o som dela. Agora, a afinação do violão pode mudar de acordo com o tipo de música que você vai tocar, viu?

Sua afinação é a mesma do baixo de quatro cordas: E-A-D-G (mi, lá, ré, sol) e a maneira de tocar é praticamente a mesma. Quem já toca baixo elétrico, naturalmente já é capaz de tocar o ukulele baixo. Porém, para o instrumento soar bem, é necessário tocar com mais suavidade, usando menos força na mão direita.

violão de 7 cordas

O violão de 7 cordas é uma alteração do violão convencional bastante popular no Brasil. O instrumento, que traz uma corda mais grave adicional, teve origem na Rússia, mas foi muito adotado em terras tupiniquins. O violão de 7 cordas é uma alteração do violão convencional bastante popular no Brasil.

violão

Um violão de 12 cordas é exatamente o que o nome diz: um violão que tem 12 cordas. É um instrumento de curso duplo, o que significa que em vez das cordas simples que encontraria em um violão padrão de 6 cordas, ele tem seis pares próximos de cordas que são ajustados em uníssono ou com uma oitava de diferença.

Acredita-se que esse instrumento era um tipo de harpa. Alguns estudiosos já chegaram a confundir o saltério com o alaúde. O livro de Salmos diz que o saltério tinha dez cordas.

O violão de 7 cordas tem várias funções na música, sendo as principais: Pode ser usado para fazer a “baixaria” ou a linha de baixos das músicas, fazendo os baixos tradicionais ou obrigatórios, muitas vezes definidos pelo compositor.

Normalmente, apresentam-se em número de onze cordas, porém alguns modelos de sitar podem apresentar até quinze cordas simpáticas. Muitos sitars atualmente possuem um segundo ressonador, feito de cabaça, posicionado atrás do braço, em posição oposta à do bojo do instrumento.

Ele é composto por quatro cordas e existem três tipos de materiais disponíveis para a sua fabricação, sendo o de náilon o mais conhecido, mas também existe a opção de nylgut e fluorcarbono.

O cavaquinho de seis cordas é também muito utilizado na música popular brasileira. O Artimúsica CV20C é um exemplo do que melhor se faz na construção de instrumentos tradicionais portugueses.