Qual instrumento afina a orquestra?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

oboé

O oboé fica no centro – por causa da regularidade de suas notas, é usado para afinar a orquestra toda.

Assim, o maestro, um músico especializado que lidera a orquestra, tem a função de marcar o ritmo e as dinâmicas musicais indicadas na partitura, e organizar as entradas dos músicos em cada parte da obra durante os concertos, podendo utilizar as mãos e os braços ou uma pequena vareta de madeira chamada batuta.

Devido ao seu som penetrante e por ser o único instrumento de sopro que não depende de regulagem para afinação, o oboé toca a nota Lá antes do início de um concerto, para que os outros instrumentos da orquestra sejam afinados a partir dele.

O corpo da Orquestra se consolidou com instrumentos que possuem a capacidade de manutenção e manipulação das alturas: cordas friccionadas – violinos, violas, violoncelos, contrabaixo acústico, a harpa também compõe a Orquestra, corda dedilhada (e que não possui a capacidade citada acima).

Numa orquestra, seja ela sinfónica ou filarmónica, o violão pode aparecer como instrumento solista, mas nunca fazendo parte do grupo.

Contrabaixo

Contrabaixo O contrabaixo é o maior e mais grave instrumento da família das cordas friccionadas.

violino

Em uma orquestra, o violino é o menor e também o mais agudo dos instrumentos.

Você já deve ter reparado que a maioria dos regentes de orquestras, coros e bandas usa um bastão para auxiliar a regência. Essa “varinha mágica” é chamada de batuta, ou battuta, que em italiano significa batida ou compasso (cuidado para não confundir com baqueta!). Mas, afinal de contas, por que ela é necessária?

Se o público aplaudir com muito entusiasmo, o maestro pode sair e regressar ao palco mais que uma vez. - Diz a tradição que apenas devemos aplaudir no final da obra musical ser tocada. A maior parte é composta por vários andamentos, que são partes com diferentes ritmos.

utiliza-se o substantivo no masculino “a maestro” e que o “maestra” é usado especificamente para designar uma professora ou “mestra”, como aqui no Brasil.

Ele costuma ter afinação em Dó e Si Bemol e é muito usado em bandas de jazz, gospel e filarmônicas. Agora, que tal escolher um trombone bem legal pra mostrar todo o seu talento musical, hein?

Agora é só você mergulhar nas 5 afinações alternativas a seguir!

  • Afinação Drop D – (D-A-D-G-B-E)
  • Afinação Open G – (D-G-D-G-B-D)
  • Afinação Meio Tom Abaixo – (Eb-Ab-Db-Gb-Bb-Eb)
  • Afinação Dadgad (D-A-D-G-A-D)

A orquestra sinfônica pode tocar diversos tipos de músicas, desde sinfonias e óperas a até mesmo concertos. Outra característica essencial da orquestra sinfônica é a presença de no mínimo 80 músicos, de 80 instrumentos, podendo chegar até 100. A orquestra é formada, na maioria das vezes, por 5 grupos diferentes.

O Piano de Orquestra
Assim, como parte da orquestra, o piano passou a ser utilizado em produções musicais como óperas, cantatas e balés. Os concertos escritos originalmente para solo de cravo passaram a ser frequentemente executados no piano.

Frequentemente tratada como instrumento solista e como instrumento da orquestra, dos sons mais agudos aos mais graves temos os seguintes tipos de flautas: o Flautim (também chamado Piccolo), a Flauta de concerto (em Dó), a Flauta contralto (em Sol), a Flauta baixo (em Dó) e a Flauta contrabaixo (em Dó).

Ao contrário do violino e da viola, que são apoiados entre o queixo e o ombro do instrumentista, o violoncelo é apoiado entre as pernas de quem o toca. De grande extensão, tanto pode ser usado para fazer melodias em seu registro mais agudo, quanto para exercer a função de acompanhamento em seu registro mais grave.

Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras. Já trompa, trompete, tuba e trombone integram os metais.

contrabaixo

O contrabaixo é o maior e mais grave dos instrumentos de corda presentes em uma orquestra. A sua posição se assemelha bastante com a do violoncelo na hora de tocar.

clarinete

O clarinete é um dos instrumentos de sopro mais bonitos e fáceis de aprender a tocar. Um principiante consegue produzir som imediatamente com qualidade, o que é altamente motivador. Está presente em diversas tradições musicais, desde o choro brasileiro ao swing, até à música dos Balcãs.

Eufónio

O eufónio parece uma tuba, mas não é. Parece um trompete, mas também não é. É da família dos instrumentos de sopro e metais graves, mas, segundo Marco Martins, tem o som mais bonito.

Oboé Esse instrumento de sopro tem o mesmo alcance de um soprano e exige que o aprendiz desenvolva controle sobre a embocadura. Outro aspecto determinante é a capacidade de sustentar a respiração enquanto se toca, ao mesmo tempo em que se trabalha o dedilhado para garantir uma melodia rica e agradável.

Continuar lendo Quem manda na orquestra?