Qual injeção mais dolorosa?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

Por que a Benzetacil é dolorida? A dor provocada pela injeção pode dar a impressão de que se trata de um medicamento mais “poderoso”. “Na verdade, o incômodo se deve ao maior volume e à densidade do líquido injetado, que afeta as fibras musculares. Fora que a agulha utilizada é de maior calibre”, justifica Rosana.

Quem já tomou Benzetacil costuma reclamar que a dor da picada é muito maior quando comparada com outras injeções.

Cada injeção possui uma particularidade, que a tornará mais ou menos dolorosa. Entre esses fatores estão a via de aplicação do medicamento e a viscosidade do remédio. Normalmente os medicamentos mais oleosos costuma doer mais ao serem aplicados, já que sua dissolução é mais lenta, se comprados aos totalmente líquidos.

Os pacientes afetados geralmente experimentam dor imediata irradiando para baixo do membro, com fraqueza e dormência que progridem mais gradualmente, exacerbada por cicatrizes secundárias. O grau de recuperação depende da gravidade da lesão inicial.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Devido as doses serem maiores, o espaço torna-se reduzido para o líquido passar entre as fibras musculares. Ao ser injetada, a solução tensiona as fibras e também causa a dor.

Para aliviar a dor da injeção do benzetacil, o médico pode indicar um anestésico, como lidocaína ou xilocaína, para ser diluído junto ao antibiótico. Esta estratégia é bastante eficaz, não só na hora da administração, como também nos dias seguintes, reduzindo muito a dor no músculo que recebeu a injeção.

Existem muitas razões para essa injeção doer mais que outras. O líquido que forma a benzetacil possui inúmeros pequenos cristais, por isso durante o preparo é necessário agitar o frasco-ampola durante a diluição, desmanchando essas pequenas "pedrinhas" até a solução tornar-se homogênea.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina.

O bloqueio peridural é um dos tipos mais comuns de alívio da dor usado durante o trabalho de parto e o nascimento. Um cateter é injetado dentro do espaço peridural, na região lombar, para administrar a medicação que aliviará a dor, anestesiando a parte inferior de seu abdômen e o canal vaginal.

Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega. Em lactentes e crianças pequenas, pode ser preferível a face lateral da coxa. Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção.

O motivo era a escassez de matéria-prima do antibiótico.

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.