Qual ingrediente endurece o sabão?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Se colocarmos soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao usado para lavar roupa.

Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato tem pH alto, e tal característica ajuda a neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis. É por isso que misturar bicarbonato com sabão em pó ou detergente, por exemplo, pode potencializar ainda mais a ação desses produtos.

Para se fazer um bom sabão em casa é preciso os ingredientes certos. É assim que funciona, cada ingrediente tem um porquê: bicarbonato para dar branco, essência para dar cheiro, sem álcool para não rachar as mãos, mas e açúcar? Para que açúcar? Para dar brilho na louça!

Detergente + Sal de cozinha
Existem alguns itens que podem ser misturados ao detergente para engrossar o líquido – e consequentemente fazer com que ele renda mais. Um deles é o cloreto de sódio (também conhecido como sal de cozinha).

Unindo economia e sustentabilidade
Não tem muito segredo em relação ao uso do detergente com sal, que aumenta a limpeza e deixa objetos de aço ou alumínio brilhando. A substância ajuda a desengordurar superfícies rapidamente, facilitando a eliminação de resíduos.

A glicerina ou glicerol é um subproduto da fabricação do sabão, além disso, é um líquido claro, quase incolor, com um gosto adocicado, mas sem cheiro. Por ser um subproduto e um excelente umectante, toda fábrica de sabão também vende glicerina (Referência: Tito & Canto, Química na Abordagem do Cotidiano, 1998).

1 kg de soda cáustica em flocos. 2 litros de água.

O sabão básico contém três ingredientes principais:

  • óleo ou gordura (óleo é simplesmente gordura líquida);
  • lixívia (ou álcali); e.
  • água.

Na verdade o sabão foi inventado pelos fenícios 600 anos antes de Cristo. Eles ferviam a banha de cabra com água e cinzas de madeira, obtendo um sabão cremoso. Foi no século VII que os árabes descobriram o processo de saponificação misturando óleos naturais, gordura animal e soda cáustica.

A água dura impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é cancelada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

31. Manchas de sabão – Para eliminar manchas de sabão que aparecem em torneiras, chuveiros, banheiras e paredes do banheiro, esprema limão diretamente nelas, deixando descansar por alguns minutos e depois limpando a área.

O ácido cítrico elimina manchas e esteriliza o espaço. Se seu detergente acabar, não se desespere, o limão pode te ajudar até mesmo com as louças.

Sabão de álcool com limão tira odor das roupas, anti bactericida e anti fúngico #dica #sabao.

Gelatina em folha ou em pó: O uso da gelatina é muito recomendado para você que quer saber como engrossar o feijão ou outros tipos de caldos mais ralo, pois ela não interfere muito no sabor do seu caldo, cremes ou molhos.

5. Adicione o sal e o açúcar. O sal ajuda a conservar o produto e o açúcar evita que o detergente resseque suas mãos.

Açúcar Cristal
Obtido da centrifugação do caldo de cana, ainda é clareado com enxofre e soda cáustica. Por conta do processamento, perde nutrientes naturais da cana e possui resíduos químicos.

1.1.
Pensando nisso, a produção do sabão caseiro é uma alternativa sustentável tendo como partida a matéria prima o óleo comestível residual de frituras utilizado nas residências e alguns estabelecimentos comerciais. A reutilização do óleo minimiza o impacto do descarte do óleo no meio ambiente.

Já o detergente neutro misturado com o álcool têm um alto potencial de higienização. Podem ser utilizados para limpar superfícies que você quer dar aquele brilho extra, como o piso ou uma bancada. É importante lembrar que o álcool é um produto inflamável, então jamais utilize-o perto do fogo.