Qual infecção causa suor noturno?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

O suor noturno é um sintoma comum, tanto em infecções bacterianas quanto virais. A tuberculose é a infecção mais fortemente associada ao excesso de suor durante a noite.

Entre as causas da HS, estão a diabetes, obesidade, hipertireoidismo, alcoolismo, doença de Parkinson, certos cânceres e alterações hormonais e metabólicas que podem induzir o suor durante o sono ou, como é o caso, durante o sono e a vigília, incluindo novamente o climatério/menopausa ou mesmo a gravidez.

Possíveis causas do suor excessivo

  1. Ansiedade. A ativação excessiva do sistema nervoso simpático, especialmente devido a níveis elevados de ansiedade, é uma das principais causas de hiperidrose. ...
  2. Menopausa. ...
  3. Doença de Parkinson. ...
  4. Fibromialgia. ...
  5. Câncer. ...
  6. Lesão de um nervo. ...
  7. Insuficiência cardíaca congestiva.

O suor noturno e a febre, principalmente no final da tarde, são sintomas característicos do Linfoma.

A sudorese noturna também é um sintoma comum da tuberculose, podendo surgir até em pacientes que não apresentaram febre em nenhum momento da infecção.

"Quando o suor noturno é excessivo, ele pode indicar alguns distúrbios do organismo como menopausa (queda de estrogênio), apneia do sono, hiperidrose, alterações metabólicas como diabetes, hipertiroidismo, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, ou alimentação muito condimentada e pesada antes de dormir", continua a ...

O suor noturno é normal e responde a uma necessidade de eliminar o calor corporal. Isto pode ser em resposta a situações normais, tais como o aumento da temperatura devido a sobreaquecimento, calor ambiental ou mesmo fatores emocionais, tais como estar num pesadelo.

Significado do suor frio excessivo
Se a sensação de suor frio for constante é aconselhável buscar orientações médicas. O sintoma de sudorese fria, juntamente com dificuldade em respirar, pele pálida, tonturas ou sensação de fraqueza podem significar algum outro problema de saúde ou uma doença subjacente.

A sudorese fria, por exemplo, é aquela que acontece quando o corpo se encontra em uma situação que pode apresentar algum risco para a pessoa. É comum a pessoa suar frio em casos de ansiedade, pressão arterial baixa, hipoglicemia e até mesmo hipóxia, que é a diminuição das taxas de oxigênio circulando no organismo.

E essa mistura de seu sistema imunológico e o vírus sendo ligeiramente diferente pode dar origem a uma doença também diferente com, estranhamente, suores noturnos sendo uma característica", contou o imunologista Luke O'Neill à rádio irlandesa NewsTalk.

Suor excessivo à noite. Fadiga. Dores musculares. Dores de cabeça frequentes.

“Normalmente, por ser um problema de pele, a primeira escolha para tratar hiperidrose é um dermatologista.”

Devido ao aumento do hormônio testosterona, as glândulas sudoríparas trabalham em dobro, aumentando a transpiração e também o mau odor.

Diagnóstico da hiperidrose
É diagnosticada por história e exame, mas pode ser confirmada com o teste de iodo e amido. Para esse teste, solução de iodo é aplicada à área afetada e deixada para secar. Amido de milho é então polvilhado sobre a área, o que faz as áreas de sudorese parecerem escuras.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Os principais sintomas de linfomas envolvem:

  1. suores noturno;
  2. esplenomegalia (aumento do baço);
  3. aumento dos linfonodos (gânglios);
  4. febre, coceira na pele;
  5. perda de peso sem motivo aparente.

A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente, aspira esses bacilos e pode também adoecer.

A hiperidrose parece ocorrer por uma resposta exagerada do cérebro aos estímulos emocionais/afetivos. Os pacientes com hiperidrose primária apresentam sintomas localizados nas palmas das mãos, nas solas dos pés e axilas que se iniciam na infância ou adolescência e que vão persistir na vida adulta.