Qual índice UV ideal para bronzear?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O único requisito necessário para fazer uma sessão de bronzeamento natural com fita é que a temperatura esteja acima de 24 graus celsius e que o índice UV esteja acima de 4, que, aqui no Spazzio Bronze Danick, verificamos através de um sistema.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um índice ultravioleta de 11 é considerado “extremo”, com as pessoas sendo alertadas para evitar a exposição para o sol.

Destes, a radiação envolvida mais diretamente com o bronzeamento é o ultravioleta(UV) e possui a mais alta energia. Divide-se em três faixas: UV-A, AV-B e UV-C. UV-A: são os responsáveis pela pigmentação da pele, envelhecimento precoce e riscos de câncer de pele.

Há dois tipos de raios ultravioleta: o UV-A, que penetra mais fundo na pele, altera o funcionamento das células e pode provocar câncer, e o UV-B, que atinge só a superfície da pele, mas é o mais perigoso porque é mais cancerígeno.

O raio ultravioleta A, ou UVA, diz respeito à luz ultravioleta que apresenta um comprimento de onda mais longo (de 400 nm a 315 nm). É intenso durante o ano todo e é o raio menos energético da subdivisão. Porém, é o mais nocivo e o que penetra mais profundo nas camadas cutâneas, atingindo até a derme.

"O ideal é ingerirmos bastante alimentos que contenham Betacaroteno e Licoteno uma semana antes de tomar sol", diz. Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.

Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.

Outra dica de como bronzear rápido é ter a pele sempre bem hidratada tanto antes, quanto depois de pegar sol. Ele desidrata a pele e, por isso, devemos reabastecê-la com hidratante e ingerir água com frequência. Passar o creme após a exposição solar deixa o bronzeado uniforme e evita o ressecamento.

Ele serve para indicar o fator de proteção APENAS para ROUPAS E CHAPÉUS, e o seu grau de proteção Ultravioleta refere-se aos 2 Raios UV: O UVA e o UVB. O Fator FPU 50+ significa que a cada 50 Raios que atingem a sua Camisa UV, no máximo 1 raio dentre os 50 poderá atravessar a camisa e atingir a sua pele.

UV 400 significa que essas lentes bloqueiam comprimentos de onda menores que 400 nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB. Procure por óculos com alto fator de proteção (pelo menos 98%) contra raios ultravioletas (UVA e UVB) ou proteção UV 400.

Os produtos Epulari sinalizados com “UV+50” contam com essa tecnologia. O dióxido de titânio bloqueia tanto os raios UVA quanto os UVB, protegendo a pele completamente. Como esse elemento é aplicado diretamente nos fios, seu efeito não diminui com as lavagens das roupas, pode confiar!

De acordo com a médica, a alimentação é uma grande aliada na conquista do bronzeado desejado e para obter resultados mais eficientes é preciso turbinar a dieta com alimentos ricos em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A e favorece a tonalidade bronzeada da pele quando exposta ao sol.

A pele, porém, se renova constantemente – todas as células são trocadas num prazo entre 30 e 90 dias (mesmo que você não tome sol). As células com a melanina do bronzeado migram da camada mais profunda para a mais superficial e naturalmente descamam (eliminando, consigo, o pigmento).

Para pessoas de pele clara, dez a 15 minutos são suficientes para uma pele levemente bronzeada. Quanto mais escura a pele, melhor ela fica protegida das queimaduras solares. Os tipos de pele mais escura podem, portanto, ficar no sol um pouco mais para obter um bronzeado.

Embora os raios UVA e UVB difiram em como afetam a pele, ambos são prejudiciais. A exposição desprotegida aos raios UVA e UVB danifica o DNA nas células da pele, produzindo defeitos genéticos, ou mutações, que podem levar a câncer de pele e envelhecimento precoce.