Qual indicador socioeconômico é o mais adequado para medir a desigualdade social?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.

O Índice de Gini, também conhecido como coeficiente de Gini, é um instrumento usado para mensurar como a renda de um país é distribuída entre a sua população. Este coeficiente também pode ser utilizado para calcular a desigualdade social em esferas menores, como estados e municípios.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o chamado índice de Gini do rendimento domiciliar per capita – que é um indicador de desigualdade – caiu de 0,544 em 2021 para 0,518 em 2022. O índice varia de 0 a 1.

Os principais indicadores socioeconômicos são: PIB, renda per capita, IDH, Coeficiente de Gini, taxa de desemprego e a oferta de serviços públicos.

Os indicadores sociais utilizados destacam a heterogeneidade da sociedade brasileira, sob a perspectiva das desigualdades sociais, e estão organizados em três capítulos:

  • estrutura econômica e mercado de trabalho;
  • padrão de vida e distribuição de rendimentos;
  • condições de saúde.

Resposta: Através do Produto Interno Bruto o PIB os indicadores podem observar o desenvolvimento econômico se guiando pela soma de todos os bens do País..

Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). A construção do coeficiente de Gini é baseado na “Curva de Lorenz”.

Pelo IDH vemos que é necessário dar mais importância à educação no Brasil. Já o GINI mede a desigualdade da distribuição de renda nos países.

Os países menos desiguais em todo o mundo, conforme as medições do coeficiente de Gini, são Hungria (0,244), Dinamarca (0,247) e Japão (0,249).

Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a mensuração do índice de Gini por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Como é medida a desigualdade social? Existe um padrão de medida criado pelo matemático e estatístico italiano Conrado Gini, chamado coeficiente de Gini (ou índice de Gini), que mede a desigualdade em um determinado local e é comumente utilizado para medir a desigualdade de renda.

O IDH é a medida do desenvolvimento humano com base na qualidade de vida da população de um país.

Sociais: são aqueles que apontam o nível de bem-estar geral e de qualidade de vida da população, principalmente em relação à saúde, educação, trabalho, renda, segurança, habitação, transporte, aspectos demográficos e outros.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

Os indicadores sociais podem ser utilizados para determinar se um país é rico, está em desenvolvimento ou é subdesenvolvido. Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos).

Uma das formas usadas para avaliar a riqueza de um país, estado ou município é analisar o PIB per capita (por pessoa) de seus habitantes. Para calcular esse índice econômico, divide-se o Produto Interno Bruto (PIB) pelo total da população. Em 2016, o PIB per capita anual do brasileiro foi de R$ 30.407,00.

O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país.

7 exemplos de indicadores de desempenho empresariais

  • Indicadores de lucratividade. ...
  • ROI. ...
  • Valor do Ticket Médio. ...
  • Conversão em Vendas. ...
  • Faturamento por pessoa. ...
  • Produtividade. ...
  • Rotatividade ou Taxa de Turnover.
  • 5 principais indicadores de desempenho para sua empresa. ...
  • Indicadores de lucratividade. ...
  • Indicadores de pessoal. ...
  • Indicadores de vendas. ...
  • Indicadores de marketing. ...
  • Indicadores financeiros.