Qual ideia é transmitida pela bandeira do Estado de Minas Gerais?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O vermelho (triângulo) foi adotado por fazer referência ao ideal revolucionário da Inconfidência Mineira, e o preto é a cor para dar destaque ao lema "libertas quae sera tamen".

Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comumente dada ao dístico em latim Libertas Quæ Sera Tamen, proposto pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram, na Capitania de Minas Gerais, no Brasil do final do século XVIII.

Esta frase em latim significa "Liberdade ainda que tardia", como dito. Originalmente, a criação deste lema foi de Alvarenga Peixoto, um inconfidente, inspirado a partir de um verso de um poema do poeta romano Virgílio: "Libertas, quæ sera tamen, respexit inertem".

Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas "minas gerais", em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério.

Significado de :( e outras carinhas
Já que ninguém é alegre o tempo todo, também é possível comunicar tristeza com alguns emoticons. Assim como na alegria, o mais comum é composto por dois pontos e parêntese :( ou :[. Só que, nesse caso, ele é usado do lado contrário.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

A bandeira de Minas foi feita pelos inconfidentes mineiros em 1789, como um projeto de bandeira nacional para o território que buscava a independência de Portugal. A única modificação que a bandeira do século 18 teve na sua adoção em 1963 foi na cor do triângulo.

Mas qual o significado das cores da bandeira de Minas Gerais? O branco representa o poder executivo; O vermelho representa o ideal revolucionário da Inconfidência Mineira; O preto é a cor para destacar o lema “libertas quae sera tamen”.

Tiradentes é que teria sugerido o triângulo único e a cor escolhida inicialmente seria o verde, simbolizando a Revolução Francesa. Embora não haja consenso a respeito, o vermelho teria prevalecido de modo a representar o ideal revolucionário.

Liberdade ainda que tardia é a tradução mais comumente dada ao dístico em latim libertas quæ sera tamen, proposto pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram, na Capitania de Minas Gerais, no Brasil do final do século XVIII.

Pensando no contexto do século XVIII, quando o Brasil ainda não era independente de Portugal, para a segunda pergunta os alunos podem responder que a liberdade desejada expressa na bandeira é o desejo da colônia brasileira de ser independente da metrópole.

É assim que começa o vídeo do Governo do Estado em homenagem aos 302 anos de Minas Gerais, completados nesta sexta-feira (2/12).

11 – Minas Gerais: Seriema (Cariama cristata)

Minas Gerais teve importante papel no prenúncio da nação, que é o principal significado da Inconfidência Mineira, tendo tido importante participação na constituição do Estado Nacional, com o Império, e na implantação da República.

Pequizeiro

Pequizeiro, símbolo das Minas Gerais.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República.

Spica

A única estrela que aparece acima do lema “Ordem e Progresso” recebe o nome de Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem. Ela representa o estado do Pará, que correspondia ao maior território acima da linha do Equador em 1889.