Qual idade não precisa dilatar a pupila?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Normalmente, dilatamos pacientes rotineiramente até os 40 anos de idade. Mas, há sim casos de pacientes que temos que dilatar após esta idade para confirmarmos grau das lentes corretivas ou visualizar melhores as estruturas dentro dos olhos.

O critério de dilatação fica a cargo de cada médico, já que cada escola de formação orienta determinado tipo de dilatação e idade a qual deve ser aplicada. Mas em geral, se não houver variação significativa do grau não há necessidade de dilatação.

A miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que chega aos olhos. Isto ocorre devido à contração excessiva do músculo circular, que é responsável pela diminuição do tamanho da pupila, ou por um défice de atividade do músculo dilatador pupilar.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

O colírio paralisa a musculatura que interfere no exame.
O medicamento, neste caso, faz com que alguns músculos dos nossos olhos fiquem paralisados, o que possibilita ao oftalmologista a realização de um exame mais bem feito e condizente com o grau que você precisará – ou não – em seus óculos.

Foque-se em objetos distantes ou desfoque os olhos.
Suas pupilas ficarão maiores quando estiverem se ajustando para se focar em algo distante. Outro modo de conseguir isso é desfocando os olhos, borrando a visão o máximo possível. Se tiver feito tudo corretamente, seus olhos ficarão relaxados.

O exame que o oftalmologista faz para saber o grau se chama Refração. A refração pode ser feita pelo refrator automático aparelho que calcula o grau sem a necessidade do paciente manifestar-se. Porém, ele não é tão eficaz como o exame em que o paciente menciona qual a lente que vê melhor.

A dilatação normalmente não afeta sua visão à distância, a menos que você tenha hipermetropia e não use óculos para corrigir sua visão.

O colírio dilatador usado para o exame dos olhos geralmente dura de 4 a 24 horas, dependendo do tipo do colírio e do paciente individual. A dilatação da pupila tende a durar mais em pessoas com olhos de cor mais clara e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas.

Retinografia Simples
Por meio de fotografias em alta resolução, o oftalmologista poderá diagnosticar doenças como glaucoma, no nervo óptico e na retina. O paciente precisa estar com as pupilas dilatadas para realizar o exame.

As pupilas são normais quando apresentam formas circulares, centradas e com diâmetro entre 2.50 até 3.50 mm. Sua avaliação é feita através de um estímulo luminoso no olho (lanterna) quando se espera obter resposta pupilar bilateral e simétrica.

A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

Dilatar a pupila pode causar visão embaçada e sensibilidade à luz, por isso é importante que você cuide de si mesmo e de seus olhos após a consulta.

OLÁ BOA NOITE, OS COLÍRIOS USADOS PARA DILATAÇÃO DA PUPILA EM GERAL PODEM ARDER UM POUCO (5-15SEG), A DILATAÇÃO DA PUPILA NÃO É UM PROCEDIMENTO DOLOROSO.

Visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivalente a 66%) e visão periférica de 120º em ambos os olhos, ou ainda, visão central melhor ou igual a 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho e visão central melhor ou igual a 20/40 (50%) no pior olho.

Para diminuir a dilatação da sua pupila, você deve ser paciente! Isso mesmo, você deve esperar algumas horas, pois, geralmente, a pupila volta ao tamanho normal em pouco tempo. A duração do tempo pode ser um pouco maior em casos de realização de exames de vista, em que colírios que dilatam a pupila são usados.