Qual idade não paga ônibus de viagem?

Perguntado por: iboaventura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

O passageiro tem direito a transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos, por responsável, desde que não ocupe poltrona, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores [ Item XVII do Art.

pessoas acima de 65 anos; aposentados por invalidez; PCDs; pessoas com doenças crônicas.

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos ...

A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

Gratuidade para maiores de 65 anos é garantida por lei federal.

Lei federal garante gratuidade para maiores de 65 anos; São Paulo e outras localidades incluem pessoas com mais de 60 anos.

Também conhecido como ID Jovem, a Identidade Jovem é um documento que garante diversos benefícios, como a meia-entrada em eventos e o acesso à passagens de ônibus gratuitas em viagens interestaduais.

O Projeto de Lei 707/23 obriga as companhias aéreas a disponibilizar marcação de assento gratuito nos voos nacionais, a partir de 72 horas antes do voo, para as pessoas com deficiência, os idosos com mais de 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos e acompanhantes.

O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo site de atendimento digital sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

6 direitos e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais

  1. Gratuidade no transporte público municipal e interestadual. ...
  2. Isenção no IPTU. ...
  3. Limite de reajuste em planos de saúde. ...
  4. Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. ...
  5. Prioridade em processos judiciais. ...
  6. Prioridade em programas habitacionais.

O jovem de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, tem direito à gratuidade nas viagens de ônibus interestaduais. Para isso, é preciso que os passageiros tenham a Identidade Jovem, documento necessário para garantir o benefício.

É algo até surpreendente: todo cidadão brasileiro tem o direito de voar gratuitamente nos aviões da Força Aérea – e não é preciso ser autoridade política nem militar para aproveitar esse privilégio.

Além da aposentadoria com salário base de R$ 1.212, a pessoa idosa, assim que se aposenta tem direito de sacar todo o dinheiro do seu FGTS (Fundo de Garantia). O aposentado também pode acumular a sua aposentadoria com a pensão por morte, independente desta ser anterior ao pedido de aposentadoria.

Importante: O Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa será enviado para o endereço informado no cadastro, portanto esta informação deve estar atualizada. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.

As pessoas com mais de 60 anos têm direito a 8 benefícios exclusivos. Eles são destinados aos idosos e aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses benefícios começaram a valer em 2003 com a publicação do Estatuto do Idoso.

De modo geral, boa parte das pessoas acima de 60 anos está mais ativa e sociável e quer ser mais participativa na sociedade. A idade é vista como um renascimento, apesar da dificuldade de se planejar e pensar no longo prazo. Tudo reflete o resultado de experiências e dificuldades vividas no decorrer da vida.

“Idoso” é um termo que indica uma pessoa com uma vivência traduzida em muitos anos. Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade.

Como fazer a solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso? Você pode solicitar o Cartão sem sair de casa! A solicitação dia do Cartão de Estacionamento para Idoso pode ser feita por meio do Portal SP 156.

É preciso consultar o site da SPTrans para saber o endereço mais próximo. Para esse benefício, são necessárias cópias do RG (frente e verso), CPF, comprovante de residência (validade de três meses), foto legível e atualizada. A SPTrans envia o Bilhete Único da Pessoa Idosa para o endereço do passageiro.

Confira como: Solicitação via aplicativo: No app do TOP (disponível para Android e iOS), é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão em um dos estabelecimentos parceiros. É preciso levar um documento com foto para a retirada do cartão na data marcada.