Qual idade inicia a velhice?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

a partir dos 65 anos de idade

Projeto muda de 60 para 65 anos idade para pessoa ser considerada idosa. O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

Segundo pesquisadores, existem cinco tipos de envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico e social.

Primeira idade: 0 - 20 anos; Segunda idade: 21 - 49 anos; Terceira idade: 50 - 77 anos; Quarta idade: 78 - 105 anos.
...
Há ainda uma outra classificação que divide os idosos em 3 ramos:

  • Idoso jovem: 66 - 74 anos;
  • Idoso velho: 75 - 85 anos;
  • Manutenção pessoal: 86 anos em diante.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

Primeira idade: de 0 a 20 anos; Segunda idade: de 21 a 49 anos; Terceira idade: de 50 a 77 anos; Quarta idade: de 78 a 105 anos.

Segundo a OMS, o envelhecimento ativo envolve o processo de conquista de oportunidades contínuas em três pilares: saúde, participação e segurança.

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

Conheça quais são as 7 quedas do envelhecimento:
-Queda da ponta nasal; -Queda do sulco nasogeniano; -Queda da comissura labial; -Queda do músculo platisma.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Idade psicológica
Um se refere à relação que existe entre a idade cronológica e às capacidades psicológicas, tais como percepção, aprendizagem e memória, as quais prenunciam o potencial de funcionamento futuro do indivíduo (Neri, 2005).

A fase da adolescência é vista como um período de transição. É um momento em que passamos a ter uma vida em plena ebulição, um período de intensidade emocional, social e, sobretudo, de muita alteração cerebral.

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.

O corpo humano tem duas idades diferentes: a idade biológica x idade cronológica.

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:

  • Jovens - Indivíduos de até 19 anos;
  • Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;
  • Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) adota o critério cronológico para definir a adolescência como o período entre os 10 e os 19 anos.