Qual idade é perigoso picada de escorpião?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

As crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de apresentar sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado.

Soroterapia escorpiônica na gravidez e seus efeitos na prole
Sabe-se que o envenenamento por escorpiões pode causar problemas que vão de simples manifestações locais, como pequenos edemas, a problemas sérios, como complicações cardiocirculatórias, que podem levar o indivíduo à morte.

Na hora da picada a dor é forte e em alguns casos o efeito do veneno do escorpião pode ser imediato. A maioria dos casos evolui sem precisar da aplicação de soro, mas sempre com remédios para controlar a dor e atendimento médico.

O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

Portanto, em caso de picada por escorpião ou outro animal peçonhento, quanto mais rápido o paciente for levado ao serviço de saúde, maior a chance de sucesso no tratamento. O que fazer em caso de picada de escorpião? O paciente deve ser levado rapidamente a um serviço de saúde.

Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte.

O efeito da picada pode levar à morte. O incidente pode ser leve, moderado ou grave e a análise dos sintomas deverá ser feita no Hospital, o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião,” informou.

De hábitos noturnos, o escorpião amarelo vive em ambientes escuros, quentes e úmidos, onde possa se alimentar de insetos, especialmente baratas. Na região urbana, pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras, mas também pode se abrigar dentro de sapatos, junto a roupas etc.

No pós-abdome, encontra-se a glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão. O maior de todos os escorpiões pode atingir até 21 cm e o menor chega no máximo a 12 mm quando adulto.

Os escorpiões podem se “fingir de mortos” ficando imóveis como instinto de sobrevivência, e ao serem tocados, atacarem. Por isso, tome cuidado, oriente os familiares, ensine as crianças a não mexerem e chamarem o responsável caso vejam e nunca toque ou tente pegar, o ideal é que alguém experiente faça isso.

As crianças podem apresentar sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado. - Lavar o local da picada com água e sabão.

Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar. O contato da pele com toxinas pode causar vários sintomas, por exemplo, erupções cutâneas, dor e formação de bolhas.

Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

Escorpião amarelo

Escorpião amarelo (Tityus serrulatus)
Aliás, esse é considerado o mais perigoso da América Latina inteira. Além da dor intensa, a ferroada dessa praga pode levar a sintomas secundários como náusea e taquicardia.

Os escorpiões gostam de umidade. Por esse motivo, procuram locais que tenham fontes de água. É importante verificar sobre água parada e também vazamentos ao redor do seu ambiente.

Não ingerir bebida alcoólica, álcool, querosene, gasolina ou fumo no intuito de parar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico; Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois acentua a dor.

Correio Braziliense - Pesquisadores da NUI Galway, na Irlanda, observaram que escorpiões maiores tendem a ter venenos menos potentes se comparados com os menores. Além disso, o tamanho das pinças desses animais invertebrados também importa.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião- amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Qual é o escorpião mais venenoso da América do Sul
A espécie Tityus Serrulatus, conhecida como escorpião-amarelo, é considerada a mais venenosa da América do Sul e é causadora de acidentes graves para os seres humanos, de acordo com a Fiocruz.