Qual idade cresce mais?

Perguntado por: pcarvalho3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A pessoa cresce até chegar à puberdade. Os homens costumam crescer, em média, até os 18 anos e as mulheres por volta dos 15 anos. A criança tem a maior fase de crescimento durante o primeiro ano de vida, depois reduz a velocidade até chegar ao "estirão" da puberdade.

Basicamente, a conta é a seguinte: some a altura do seu pai com a da sua mãe e divida o resultado por dois. Assim, você terá uma média dos seus pais, que é de 1,68 m no seu caso. Para os meninos, devemos ainda acrescentar 6 cm a essa média. Ou seja, de acordo com esta estimativa, você poderia chegar a até 1,75 m.

Este é provavelmente o método mais simples possível, o qual se baseia estritamente na altura da criança quando ainda bebê. Por exemplo, espera-se que uma criança do sexo feminino com 80 cm e 18 meses chegue aos 1,60 m. Já uma criança do sexo masculino com 90 cm aos dois anos de idade pode atingir até 1,80 m.

1 Método 1 de 2: Ficando mais alto

  1. Coma muita proteína magra. As proteínas magras presentes em carnes brancas de aves, peixes, soja e leite, ajudam a promover o crescimento muscular e a saúde dos ossos. ...
  2. Consuma bastante cálcio. ...
  3. Obtenha bastante zinco. ...
  4. Obtenha vitamina D suficiente.

Os alimentos que auxiliam no crescimento são aqueles que são ricos em cálcio e proteínas.
...
Alguns alimentos ricos em proteínas:

  • Carnes, aves, peixes;
  • Ovos (clara);
  • Queijo parmesão;
  • Soja;
  • Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, amendoim);
  • Amêndoas, castanhas, nozes.

A altura de cada pessoa depende de vários fatores, como genética, sono, alimentação, atividade física, gênero e fase da vida. Os homens costumam ser até 13 cm mais altos que as mulheres, e à medida que o indivíduo envelhece vai "encolhendo" por um encurtamento dos ossos e músculos.

Os fatores genéticos são responsáveis por aproximadamente 25% do crescimento. Outros importantes fatores são a alimentação e a atividade física. Crianças que não se alimentam bem ou têm manias alimentares crescem próximo das curvas mínimas de crescimento.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

A única forma de ganhar alguns centímetros a mais de altura na idade adulta é recorrer a um procedimento extremo chamado alongamento ósseo.

Frutas como melão, uva, mamão, manga, maracujá, melancia e damascos são ricos em vitamina A, que ajuda no desenvolvimento de ossos e tecidos e contribui com a absorção de cálcio.

Diversos alimentos podem ser considerados vilões para o crescimento saudável das crianças. Doces, refrigerantes, frituras, enlatados (pois contém conservantes, aromatizantes, acidulantes, entre outras substâncias) e todo tipo de comida pronta, semi-pronta e processada estão entre os principais.

O que faz uma pessoa ter a altura que ela tem? O que define a altura de alguém é, basicamente, a carga genética. Ou seja, se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada. Porém, hábitos alimentares também influenciam.

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

Faça exercícios por 30 minutos diários para deixar os ossos e os músculos saudáveis. Você já deve saber que se exercitar todos os dias ajuda a manter o organismo saudável, mas a atividade física também pode ajudá-lo a crescer mais. Ela forma ossos e músculos mais fortes, que podem aumentar a estatura.