Qual idade começa o TDAH?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

Os sintomas de hiperatividade são notados no comportamento das crianças:

  1. Inquietação e agitação.
  2. Falar demais.
  3. Ansiedade.
  4. Agressividade.
  5. Irritabilidade.
  6. Impulsividade.
  7. Falta de atenção.
  8. Dificuldade de absorver aprendizados, assimilar regras e compreender instruções.

TDAH tem cura? O TDAH não tem cura, mas pode ter os seus sintomas reduzidos naturalmente no período da adolescência e idade adulta. Mas, cerca de 50% das pessoas com o transtorno, continuam apresentando os sintomas durante toda a vida. O tratamento na infância e adolescência para o TDAH é multidisciplinar.

A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância. Tais sintomas devem ser inapropriados para a idade e resultar em significante disfunção psicológica, social e/ou educacional.

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

O diagnóstico de TDAH é feito através de uma entrevista clínica detalhada e minusciosa que permite fechar critérios para a doença. Não existem biomarcadores para a condição, isto é, substâncias que possam ser dosadas no sangue ou alterações específicas em um exame de neuroimagem.

Testes e exames biológicos, como ressonância magnética do encéfalo, tomografia ou eletroencefalograma são utilizados para excluir outras condições que podem acarretar queixas de atenção e hiperatividade.

Se distrai facilmente na escola, ou quando você conversa com ela? Se esquece muitas vezes das tarefas da escola ou esquece de tarefas domésticas como arrumar o quarto? A criança fica esfregando as mãos, os pés ou fica se contorcendo na cadeira? Tem alguma dificuldade para permanecer sentado por muito tempo?

Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!

Blog

  • 5 alimentos que pioram o TDAH. Dr. ...
  • Açúcar. Comer alimentos açucarados pode causar picos e quedas de glicose no sangue, o que pode afetar os níveis de energia. ...
  • Outros carboidratos simples. O açúcar é um carboidrato simples — ou refinado. ...
  • Cafeína. ...
  • Aditivos artificiais. ...
  • Alérgenos.

5 Dicas para lidar com adultos com TDAH

  1. 1 – Incentive a pessoa a atingir seus objetivos. Muitas vezes tarefas simples podem ser difíceis para quem tem TDAH. ...
  2. 2 – Simplifique as tarefas. ...
  3. 3 – Tenha paciência. ...
  4. 4 – Aceite o que é possível, no tempo da pessoa. ...
  5. 5 – Acredite nela!

Onde fazer o teste para TDAH
O primeiro passo para fazer o teste para TDAH é agendar uma consulta com um profissional médico ou de saúde mental. Um diagnóstico clínico algumas vezes envolve a coleta de informações de várias fontes, incluindo professores, pais ou cuidadores.

Apesar do tratamento farmacológico eventual- mente ser necessário, até o momento não existe oferta de medicamentos para o TDAH no SUS.

O médico que diagnostica TDAH pode ser um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra. Mas até mesmo o pediatra pode contribuir com o diagnóstico e, na sequência, encaminhar para um especialista.