Qual idade certa para aprender a ler?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

O letramento exige um grau muito grande de amadurecimento neuromotor. Desse ponto de vista, a criança só estará pronta para ser alfabetizada por volta dos 6 anos”, afirma Eliana de Barros Santos, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Global e da Escola Globinho.

As crianças começam a ler as primeiras palavras perto dos seis anos. Algumas são mais precoces, e outras, demoram um pouquinho mais. Como sempre dizemos, cada criança é única e merece tratamento e atenção especial. Você não precisa esperar que seu filho já saiba ler aos seis anos.

PASSO A PASSO PARA ENSINAR A LER

  1. Comece pela leitura.
  2. Em seguida, apresente o alfabeto.
  3. Agora ensine as sílabas.
  4. Associe o som das sílabas com objetos ou figuras.
  5. Apresente palavras simples (2 sílabas, por exemplo)
  6. Comece a explorar mais palavras.
  7. Coloque em prática todo o aprendizado.

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (8) pela ONG Todos pela Educação aponta que 40,8% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021. É como se, em uma ... Características Como vocês devem saber, não é algo normal que um pequeno dessa faixa etária saiba ler.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Nas dificuldades de aprendizado devem ser avaliados vários fatores que levam ao fracasso escolar, tais como doenças orgânicas, distúrbios de sono, problemas pedagógicos, ambiente escolar, distúrbios sensoriais, até mesmo problemas neurológicos como epilepsia, enxaqueca, TDHA.

exposição precoce à alfabetização; fatores socioeconômicos; histórico familiar de dificuldades de aprendizagem; lacunas nas instruções de leitura, etc.

6 principais desafios da alfabetização enfrentados por estudantes e famílias | Escola da Inteligência

  • Acompanhamento das aulas. ...
  • Uso das tecnologias. ...
  • Educação inclusiva. ...
  • Inclusão dos estudos na rotina doméstica. ...
  • Frustração diante das dificuldades. ...
  • Aproximação entre a escola e a família.

Pessoas que têm um nível insuficiente de alfabetização ficam à margem da sociedade, possuem menos oportunidades, profissionais ou pessoais e não têm acesso aos seus direitos. O analfabetismo exclui uma parcela da população do acesso às informações mais básicas.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

A hiperlexia é um distúrbio de desenvolvimento infantil caracterizado pela leitura precoce, memorização de números e letras, mas com dificuldades na compreensão da comunicação funcional, principalmente a falada e na interação social.

e 2º ano

  1. Concretize o som das palavras.
  2. Leia as frases, fazendo pausas a cada palavra.
  3. Ensine através de metáforas.
  4. Utilize o texto como ponto de partida para todas as atividades.
  5. Incentive a leitura.
  6. Faça diferentes atividades, sempre tomando os textos como base.

Brincadeiras tradicionais também podem ajudar a melhorar a caligrafia das crianças. Ligar os pontos em figuras, fazer palavras cruzadas e brincar de forca são formas divertidas de manusear melhor o lápis.

Faça atividade de reconhecimento de vogais
Uma boa ideia é confeccionar cartões com cada vogal e colocá-los em um local de fácil visualização, por exemplo, no quarto ou no ambiente de estudo. Dessa forma, é possível memorizar as vogais e estimular a criança a colocar em prática o que ela aprendeu.